Defesa Civil alerta para o risco de vendavais e de queda brusca nas temperaturas
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu avisos meteorológicos para os riscos associados a temporais com vendavais e à queda acentuada de temperaturas que podem ocorrer a partir desta terça-feira (27) em todo o estado. A mudança brusca no tempo é efeito de uma massa de ar polar que avança pelo Grande Oeste.
De acordo com os meteorologistas Jéssica Silva e Francine Sacco, os temporais devem começar no final da tarde desta terça e podem persistir até a manhã de quarta-feira (28). As tempestades podem ainda vir acompanhadas de raios e granizo.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O risco maior para destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos se concentra em todo o Grande Oeste catarinense, o Planalto Sul e ainda áreas do Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nas demais regiões, o risco para ocorrências é moderado.

Vai nevar em SC?
As tempestades intensas são efeito da frente fria que precede a massa de ar polar e se choca com o ar quente que atua no estado nesta segunda-feira (26). A passagem desse sistema dá espaço para uma massa de ar seco e frio, que proporciona uma queda brusca nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina.
Ainda segundo as meteorologistas Jéssica e Francine, as temperaturas começam a cair no início da tarde de quarta-feira nas regiões do Oeste e as demais áreas seguem a tendência até a noite, quando serão registradas as temperaturas mais baixas do período, inclusive abaixo de 0°C nas regiões mais altas de Serra. Nos Planaltos e no Meio-Oeste, as mínimas variam entre 1 e 5°C; ficam em torno de 5°C no Extremo Oeste; e em torno de 10°C no Litoral e áreas próximas.

“Os modelos meteorológicos indicam temperaturas mínimas bem abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas, especialmente entre os Planaltos e no Meio Oeste. Nestas regiões, as condições atmosféricas – com temperaturas muito baixas e umidade disponível – são favoráveis à ocorrência de precipitação invernal e até mesmo neve na quinta-feira“, explicam as meteorologistas. No entanto, elas reforçam que, por se tratar de um fenômeno de difícil previsão, é importante acompanhar as atualizações.
Ao longo da quinta-feira (29), apesar da presença do sol, as temperaturas continuam baixas em todas as regiões de SC, com máximas ficando próximas de 1°C nas áreas mais altas do Planalto Sul, variando entre 8 e 14°C no Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí – ficando levemente mais baixas no Alto Vale – de 4 a 8°C no Oeste e Extremo Oeste, e de 2 a 6°C entre os Planaltos e Meio-Oeste.
Entre a quarta e a quinta, os ventos ficam intensos na metade leste catarinense, deixando a sensação térmica ainda mais baixa, especialmente no Litoral e no Planalto Sul. A Defesa Civil alerta a população para os riscos associados ao frio intenso, como hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além de congelamento de pistas e tubulações nas áreas mais suscetíveis da Serra catarinense.
Frio mais intenso do ano pode provocar neve em SC; saiba quando
Massa de ar polar chega com temporais severos e queda brusca nas temperaturas
O frio mais intenso do ano até o momento deve atingir o Brasil na próxima semana. Uma massa de ar fria de origem polar que avança pelo Rio Grande do Sul entre a próxima terça (27) e quarta-feira (28) pode provocar temperaturas negativas e a ocorrência de neve, mesmo que pontual, em áreas das Serras catarinense e gaúcha na quinta-feira (29).