Massa de ar polar que vem causando mínimas abaixo de zero deve se afastar em breve, segundo a Defesa Civil
Muito frio! Foi isso o que os catarinenses mais ouviram na manhã desta quarta-feira (2). Com mais uma madrugada congelante, a temperatura mais baixa observada foi de -8 ºC. Detalhe: já com o sol brilhando no céu, às 8h. A marca foi registrada pela estação meteorológica em São Joaquim, no Vale dos Caminhos da Neve.
Também na Serra catarinense, Urupema, considerada a capital nacional do frio, chegou a -7,7°C, segundo os termômetros da Epagri/Ciram, que realiza a observação meteorológica em Santa Catarina. De acordo com o órgão, a sensação térmica chegou a -17°C.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Logo atrás vem Uribici, marcando -6,56°C, Painel (-4,23°C), Rio Rufino (-3,86°C) e Campo Belo do Sul (-3,79°C). Lages, a maior cidade da região, marcou -2,1°C. Mais uma vez, as paisagens foram pintadas de branco com a geada que cobriu toda a região.
O frio intenso não se limitou à Serra catarinense. Ibiam, no Meio-Oeste, chegou a -3,3°C, e Fraiburgo, -2,5°C. O Extremo Oeste de SC também amanheceu congelado. Itapiranga, na fronteira com a Argentina, marcou -1,7°C. Já Caibi chegou a -1,5°C.
Fez muito frio também na Grande Florianópolis. Na região serrana, as menores temperaturas foram observadas em Rancho Queimado (-0,68°C) e Alfredo Wagner (0,1°C). Na Capital, as estações meteorológicas de Carijós, no Norte da Ilha, do Itacorubi e na Lagoa do Peri, no Sul, ficaram em torno dos 7°C às 6h.
Até quando vai esse frio?
Segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina, a onda de frio que vem marcando temperaturas mínimas abaixo de zero deve se manter até pelo menos a manhã de quinta-feira (3). Isso ocorre devido a uma massa de ar de origem polar sobre a região sul do Brasil, que aos poucos deve se deslocar em direção ao alto mar.
Nesta quarta-feira, com a abertura de sol na maior parte do estado, as temperaturas sobem um pouco no decorrer do dia, mas a sensação ainda é de frio. Apenas nas áreas entre o Planalto Norte, Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí a nebulosidade ainda é bastante presente, o que impede grandes variações de temperatura no decorrer do dia.
Criminosos se passavam por agências de turismo para traficar drogas
Alvos de operação operavam esquema de tráfico nos três estados do Sul
A nova fase de uma operação contra o tráfico interestadual de drogas resultou na prisão de 10 pessoas nesta terça-feira (1º). Os alvos são investigados também por se passarem por agências de turismo para ocultar a origem dos valores. A Operação Gênesis II foi deflagrada em oito nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.