Pontos de arrecadação na Grande Florianópolis recebem doações até o fim de julho
O registro frequente de temperaturas abaixo dos 5ºC na Grande Florianópolis reforça cada vez mais a necessidade de pessoas preocupadas com os mais vulneráveis. O Projeto Aquecer do Grupo Barriga Verde já entrou no segundo mês de arrecadação de roupas e cobertores e busca ampliar o estoque de donativos que irão beneficiar diretamente 440 pessoas atendidas em projetos sociais na região.
Contando com familiares, são cerca de 1,5 mil pessoas que podem receber um auxílio que certamente fará a diferença nos dias mais frios, previstos para se estenderem até o mês de setembro. A Legião da Boa Vontade (LBV) São José e o Instituto Bem Viver atendem desde crianças e adolescentes em vulnerabilidade social a portadores de câncer com dificuldades econômicas, e foram os projetos escolhidos para receberem as doações.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O Nicolas, de apenas 8 anos, é uma das crianças atendidas pela LBV que participa dos projetos voltados para crianças em situação de vulnerabilidade. Ele compartilhou com a reportagem do TVBV Online a expectativa de receber os donativos. “Eu estou muito feliz que a gente vai ganhar roupas da Band!”. A gratidão veio também da Marlene e da Maria que, juntas com diversas outras participantes do grupo de idosos da LBV, expressaram a alegria de poder contar as com as doações nos próximos dias de frio.
Maria, de 51 anos, convive com câncer e entende bem a diferença da solidariedade no momento em que a vida vira de cabeça para baixo. “A ajuda do Instituto Bem Viver vai muito além do material. É um abraço em forma de solidariedade, que nos lembra que não somos invisíveis, que alguém se importa. Cada doação faz com que a gente sinta que não está nessa batalha sozinha. Por isso, peço de coração, se você puder, ajude o Instituto. Sua contribuição faz toda a diferença para que pessoas como eu possam ter um pouco mais de tranquilidade e esperança durante o tratamento”.
Conheça os projetos que serão beneficiados
LBV São José
A Legião da Boa Vontade (LBV) São José atende diretamente 150 pessoas, entre crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. Os atendidos mais novos são jovens de 6 a 15 anos que chegam até o projeto através de demanda espontânea ou encaminhamentos por órgãos de proteção da criança e do adolescente.
Lá, eles realizam atividades com a proposta de construir uma identidade própria e promover a socialização. “Todas as oficinas são realizadas por profissionais. São pedagogos, o acompanhamento é feito pelo assistente social, e também tem uma supervisora em São Paulo que faz todo o acompanhamento pedagógico”, explica Mariana Schmitz, gestora social da LBV São José.
Já o público idoso é composto por cerca de 50 pessoas, que participam de atividades socioeducativas periódicas com trocas de experiências e informações sobre direitos, autonomia e qualidade de vida. A LBV oferece também atividades voltadas ao público geral, como oficinas voltadas ao empreendedorismo, prevenção à violência doméstica, cuidados com os filhos e educação financeira. “São vários temas que são trazidos e discutidos todos os dias para oferecer informação sobre qualidade de vida”, acrescenta Mariana.
Segundo a gestora da LBV, a maior necessidade do projeto são casacos, cobertores, sapatos e meias, destinados para adultos e idosos, mas especialmente aqueles para crianças e adolescentes. Além de roupas de inverno, o grupo solicita o apoio de novos voluntários. “Nessas ações, a gente conta muito com a participação das pessoas. Também de profissionais técnicos de outras áreas que possam agregar com oficinas de arte, dança, música e teatro”.
Instituto Bem Viver
O Instituto Bem Viver, também com sede em São José, oferece um suporte integral a 290 portadores de câncer em situação de vulnerabilidade social e econômica. Com os familiares atendidos, o número chega a 1.000 pessoas. Entre os serviços oferecidos estão cestas básicas mensais, suplementos alimentares, materiais de limpeza e higiene pessoal, auxílio para exames e consultas de urgência e itens como próteses, órteses, óculos e cadeiras de rodas. Além disso, o projeto presta atendimento jurídico às famílias, apoio poio psicossocial e emocional e atividades de convivência e reabilitação.
Priscilla Cristina, coordenadora de capitação de recursos do Instituto, pontua que o tratamento do câncer, além de sofrimento, pode trazer custos financeiros e emocionais para os pacientes e suas famílias. “Nosso foco é oferecer um suporte abrangente que vai além do tratamento médico. Trabalhamos para minimizar as dificuldades diárias que surgem durante a jornada contra a doença, proporcionando um ambiente de apoio e recursos essenciais para aqueles que mais precisam”, explica.
A principal carência que o Bem Viver busca sanar com o Projeto Aquecer é a falta de roupas e calçados. O foco está na arrecadação de itens em bom estado de conservação para todas as idades e gêneros. “No inverno, o foco se intensifica em agasalhos, cobertores e meias, mas precisamos de roupas e calçados o ano todo”, acrescenta Priscilla.
Para quem deseja ir além, a instituição recebe diretamente alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene e doações e dinheiro, mas carece também de voluntários e profissionais de saúde, eventos, assistência administrativa e motoristas. “Sua contribuição faz uma diferença enorme na vida de quem mais precisa em São José. Cada ação nos ajuda a continuar oferecendo dignidade, conforto e esperança”, pontua a coordenadora.
Como doar
O Projeto Aquecer arrecada agasalhos, cobertores e roupas de inverno. A ação conta com o apoio de parceiros da Band FM Floripa, TVBV e do TVBV Online que compartilham o compromisso com a solidariedade e o impacto social positivo.
Dentre elas, a Volkswagen Barigui, que reafirma seu compromisso com ações sociais relevantes e fez da loja no bairro Campinas, em São José, um posto avançado da campanha. Outras marcas que acreditam no poder da solidariedade e também possuem pontos de coleta são a Mix Utilidades, DVA JEEP, FloriPratas, Carioca Calçados, Top Brasil e a Casa do Óleo.
Os locais de arrecadação recebem agasalhos, cobertores e calçados em bom estado até o final do mês de julho. Confira aqui lista de endereços.
Santa Catarina terá 26 novas unidades da DPCAMI em 23 cidades
Ampliação da rede de proteção à criança, adolescente, mulher e ao idoso será proporcional à população do município
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) anunciou nesta quinta-feira (3) a instalação de 26 novas unidades de Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) no estado. A inciativa, que irá reforçar a proteção aos públicos atendidos, será oficializada em um decreto publicado pelo governador Jorginho Mello.