A Serra Catarinense está imbuída em traçar um plano de desenvolvimento com a participação de todas as correntes da sociedade. O evento em São Joaquim deu mostras do engajamento de toda uma região. / Foto: Oneris Lopes / Amures
O projeto Masterplan da Serra é uma iniciativa que tem como objetivo enfrentar o desafio da integração territorial dos municípios da Serra Catarinense. O projeto é liderado pela Amures e integra o portfólio de 12 projetos estruturantes selecionados pelo Pacto pela Aceleração Territorial para impulsionar o desenvolvimento regional. Nesta quarta-feira (2), mais uma etapa estratégica do foi realizada em São Joaquim. Como parte da programação, foi realizado um workshop de cocriação da visão de futuro da Serra Catarinense para 2040. A dinâmica foi conduzida de forma participativa e teve como propósito construir de forma coletiva uma imagem desejada para o futuro da região, alinhando aspirações, potencialidades e compromissos em torno de um desenvolvimento mais integrado, sustentável e inovador.
Participação integrada

A participação de vertentes ligadas ao poder público, setor privado e sociedade civil, denota a importância que o tema tem sido abordado na região. A proposta do Masterplan é estabelecer uma estratégia regional de longo prazo que promova cooperação entre os municípios, otimize o uso dos recursos e fortaleça a governança compartilhada em todo o território serrano. Já o O Pacto pela Aceleração Territorial é uma iniciativa coordenada pelo Fórum das Entidades Empresariais de Lages, com apoio e patrocínio de diversos parceiros, entre eles o Sicoob, o CREA-SC e a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Planalto Catarinense – AEA.
Problemas de saúde impedem vinda do ex-presidente Bolsonaro à SC
O ex-presidente Jair Bolsonaro adiou sua visita a Santa Catarina que estava prevista para os dias 4 e 5 de julho. Segundo comunicado oficial, a decisão foi tomada por orientação médica após ele apresentar problemas de saúde, incluindo crises de soluço e vômito, sintomas recorrentes desde a facada sofrida em 2018. Ele participaria de eventos do programa Rota 22, uma caravana do Partido Liberal que percorre o país com encontros políticos. A agenda incluía compromissos em Balneário Camboriú e São José, uma “motociata”, além de um grande evento na Arena Opus, em Florianópolis. A suspensão da visita ocorre em meio a movimentações políticas envolvendo a possível candidatura de seu filho, Carlos Bolsonaro, ao Senado por Santa Catarina em 2026 — o que tem gerado reações intensas entre lideranças locais.
Cirurgias
Desde a facada sofrida em 2018, Bolsonaro já passou por diversas cirurgias e enfrenta complicações digestivas recorrentes. Em abril deste ano, ele foi submetido a uma cirurgia de 12 horas para tratar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. Por outro lado, o boletim médico mais recente do ex-presidente Jair Bolsonaro, divulgado em 2 de julho de 2025, aponta que ele está com esofagite intensa e gastrite moderada. O diagnóstico foi feito após uma endoscopia no Hospital DF Star, em Brasília. Diante do novo quadro, o ex-presidente foi orientado a fazer repouso domiciliar absoluto durante o tratamento de saúde, por todo o mês de julho.
O Partido Liberal de Santa Catarina expediu Nota Oficial a respeito.
PT/SC promove último debate antes da eleição da executiva estadual

O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina realizou nesta quarta-feira, dia 2 de julho, à noite, na Federação dos Trabalhadores no Comércio (Fecesc), em Florianópolis, o debate final entre os cinco candidatos e candidatas à presidência estadual dentro do Processo de Eleições Diretas do partido. O Processo de Eleição Direta (PED) é considerado o método mais democrático e participativo entre os partidos por permitir que todos os filiados concorram e votem para escolher seus representantes municipais, estaduais e nacionais. A eleição ocorre no próximo domingo, dia 6 de julho de 2025. Ao todo foram seis encontros promovidos em todas as regiões do Estado para a apresentação das propostas das chapas e posicionamentos políticos de suas teses inscritas para a disputa. O debate com os candidatos à presidência é o segundo. O PED 2025 se apresenta como momento decisivo para reposicionar o partido no estado, resgatar sua força organizativa e estabelecer uma estratégia clara rumo às eleições de 2026. Estão na disputa do cargo, os deputados estaduais Fabiano da Luz, Padre Pedro Baldissera, Luciane Carminatti, e, os vereadores de Florianópolis Carla Ayres e Bruno Ziliotto.
PT reconhece predomínio conservador em SC
Santa Catarina é um estado desafiador para o PT, com predominância de forças bolsonaristas e conservadoras como Jorginho Mello e João Rodrigues. Mesmo assim, Lula conquistou 31% dos votos em 2022, e o partido quer ampliar essa base, preparando-se para disputar não só a eleição majoritária, mas também fortalecer sua presença nas proporcionais. O momento é considerado estratégico para consolidar uma frente política forte para disputar os votos progressistas e do campo democrático-popular e preparar o PT para os desafios eleitorais futuros, como a reeleição do presidente Lula, a consolidação da pré-candidatura de Décio Lima ao governo do Estado e a disputa pelo Senado.