5 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Influenza é responsável por 19% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Foto: Robson Valverde Ascom/SES
Mais de 8 mil casos de SRAG foram registrados em 2025 no estado, de acordo com novo boletim da Dive

Um boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina aponta que 1,5 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave registrados em 2025 foram ocasionados pelo vírus da Influenza. Isso equivale a 19,3% das mais de 8 mil notificações no primeiro semestre do ano. Vírus como adenovírus, vírus sincicial respiratório, rinovírus, entre outros, foram responsáveis por 38,8% dos casos de SRAG. Casos de COVID-19 representam 3,4%, com 265 casos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Alguns desses casos exigem que os pacientes sejam internados e outros acabam evoluindo para óbito. Na Grande Florianópolis, 65 dos 1666 (20% do total) casos terminaram em morte, sendo a região do estado com mais mortes causadas por SRAG. Em seguida vem a região de Itajaí, com 508 casos e 29 óbitos.

A maior parte dos casos acontece entre o público mais vulnerável, que inclui crianças e idosos. Na influenza, os indivíduos acima de 60 anos de idade representam 48% dos casos de SRAG. Na sequência, as crianças com idade entre 0 e 4 anos, com 19,5%. O registro de óbito é mais comum na faixa etária a partir dos 50 anos (167 óbitos).

Entre esse público, a cobertura vacinal ainda não chegou aos 50%, o que preocupa as autoridades. Com o frio, as doenças respiratórias tendem a se agravar e os leitos de UTI podem ficar sobrecarregados. “A vacinação continua sendo nossa principal ferramenta de prevenção”, afirma o João Augusto Fuck, diretor da DIVE, que chama atenção para a baixa cobertura vacinal.

Medidas de prevenção:

* Vacinação anual
* Lavar as mãos com frequência;
* Usar máscara em casos de pessoas sintomáticas;
* Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
* Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
* Evitar tocar mucosa de olhos, nariz e boca;
* Manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos limpos com álcool;
* Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

           

             

Polícia lança ofensiva contra facção que controla o tráfico de dentro de presídios

Operação resultou em 12 prisões; advogada foi proibida de manter contato com investigados

A Polícia Civil (PCSC) deflagrou nesta sexta-feira (4) uma ofensiva contra as atividades de uma facção criminosa atuante em Santa Catarina, que conduzia um mercado de tráfico de drogas e emitia ordens de dentro de presídios no estado. Doze pessoas foram presas e uma advogada foi proibida de ter contato com os investigados.

Continue lendo