11 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Variedades

Baleias-Franca são avistadas no Litoral da Grande Florianópolis nesta quinta

Foto: CBMSC
Um pedaço de uma rede de pesca estava presa ao exemplar adulto, mas a situação não apresentava risco aos animais

Duas baleias-franca, uma adulta e uma filhote, foram avistadas na tarde desta quinta-feira (10) na região da Praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça. A visualização desses animais em praias do Litoral Sul de Santa Catarina são comuns nesta época do ano, quando a espécie está em período de reprodução. As aparições normalmente são registradas na região de Imbituba e Garopaba, mas Palhoça também costuma ter registros.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A cena chamou a atenção da população, que denunciou a possibilidade dos animais estarem presos a uma rede de pesca. Chegando mais próximo ao local, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar, com apoio da embarcação RESGATE-05, perceberam que havia um pedaço de rede preso à parte superior da baleia adulta. No entanto, a mobilidade não era comprometida e os animais estavam calmos, nadando normalmente.

Pelo fato das baleias estarem tranquilas e a situação não comprometer a saúde, o CBMSC, com apoio da Polícia Militar Ambiental, optou por não intervir diretamente, evitando qualquer estresse ou risco adicional. Para reforçar a avaliação, a equipe realizou um sobrevoo com drone, que confirmou a liberdade de movimentação e a normalidade de comportamento dos animais.

A temporada das baleias no Litoral de Santa Catarina segue até agosto, quando se encerra o período de reprodução da espécie. Outras aparições do animal já foram registradas em 2025 no estado, a primeira delas na primeira quinzena de junho.

Veja as imagens:

           

             

Levantamento do MPSC aponta perfil das pessoas em situação de rua

Maior parte do público é de homens que tem entre 30 e 39 anos de idade; diagnóstico apontou fragilidade no acolhimento dessa população em diversas cidades

Um levantamento geral do perfil das pessoas em situação de rua que vivem em Santa Catarina foi divulgado pelo Ministério Público, por meio do Grupo PSR (Pessoa em Situação de Rua), nesta quinta-feira (10). Essa análise foi realizada nos 13 municípios catarinenses que mais registram moradores nesta situação, com base nos dados do CadÚnico 2025. Nas cidades analisadas, foram identificadas 11.588 pessoas em situação de rua.

Continue lendo