30 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Internacional

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá

Foto: Casa Branca/Reprodução
Taxação foi anunciada nesta quinta-feira (10) em carta direcionada ao primeiro-ministro do Canadá

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta quinta-feira (10) uma carta direcionada ao primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e anunciou a aplicação de uma tarifa de 35% sobre importações de produtos do país. A medida entra em vigor a partir de 1º de agosto.

No documento, publicado em sua conta na plataforma Truth Social, o republicano afirma que o Canadá aplicou tarifas retaliatórias contra os Estados Unidos e que a taxação foi imposta “para lidar com a crise nacional de fentanil”. Segundo Donald Trump, o país vizinho falhou em impedir que as drogas chegassem ao território norte-americano.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

“Em vez de colaborar com os Estados Unidos, o Canadá retaliou com suas próprias tarifas. A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Canadá uma tarifa de 35% sobre os produtos canadenses enviados aos Estados Unidos, à parte de todas as tarifas setoriais”, disse Trump na carta. “Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, então, seja qual for o número que escolher para aumentá-las, será adicionado aos 35% que cobramos”, acrescentou.

Em resposta, o primeiro-ministro do Canadá declarou que o país faz progresso para deter o avanço do fentanil na América do Norte e que está comprometido em continuar trabalhando com os Estados Unidos para “salvar vidas e proteger comunidades de ambos os países”.

“Ao longo das atuais negociações comerciais com os Estados Unidos, o governo canadense tem defendido firmemente nossos trabalhadores e empresas. Continuaremos a fazê-lo enquanto trabalhamos para o prazo revisado de 1º de agosto”, afirmou Mark Carney.

           

             

FIESC: EUA têm superávit econômico, mas falta posição neutra do Brasil

Estados Unidos são o principal destino das exportações de SC; presidente da Federação reitera necessidade de negociações

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) afirmou nesta quinta-feira (10) que é preciso avaliar a possível taxação de 50% sobre a importação de produtos brasileiros nos Estados Unidos sob os aspectos econômico, político e diplomático. A medida anunciada nesta quarta (9) pelo presidente Donald Trump pode prejudicar severamente os embarques de SC aos EUA.

Continue lendo