Governo vai adquirir 10 mil equipamentos para as mais de 1 mil unidades de ensino
O Governo de Santa Catarina anunciou nesta sexta-feira (11) que iniciou a implementação de câmeras de segurança, sensores de movimento e botão do pânico em escolas da rede estadual de ensino. O objetivo e cobrir todas as 1.038 unidades administradas pelo estado para identificar qualquer ação suspeita dentro das unidades escolares.
As medidas integram os reforços na Segurança Pública e escolar após os registros de ataques em escolas no país. Elas se somam a outros protocolos já em vigor em SC, como a Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar (PM), contratação de vigias terceirizados, além de policiais que atuam dentro das unidades por meio do programa Escola Mais Segura.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo o governador Jorginho Mello, o objetivo é que a instalação de câmeras alcance todas as escolas da rede estadual. “São mais de 10 mil câmeras que estamos contratando em pregão. Os estudantes agora vão ter mais conforto com o ar condicionado e mais segurança com as câmeras”, destacou.
Os estudantes também já realizaram treinamentos do Protocolo FEL (Fugir-Esconder-Lutar) da PM e a Polícia Civil criou o Protocolo Presente, após estudos realizados nos Estados Unidos e em Israel.
Segundo o Governo do Estado, após a instalação dos novos equipamentos nas escolas e arredores, a sequência terá como foco o monitoramento de áreas estratégicas e de grande circulação. A medida permitirá identificar possíveis riscos como criminosos com mandado de prisão em aberto.
“Essa tecnologia vem alcançando resultados positivos durante os estudos técnicos que a SSP vem realizando em grandes eventos pelo estado, a exemplo do carnaval de Florianópolis e da Festa Nacional do Pinhão, em Lages, onde ocorreram prisões por meio da tecnologia”, destaca secretário de Segurança Pública, Flávio Graff.
Além dos recursos de IA para a identificação de humanos e veículos, reduzindo falsos alertas e aumentando a eficiência da vigilância, as câmeras de alta definição também permitem buscar objetos específicos nas imagens, como mochilas e bicicletas. Outra funcionalidade das câmeras é o LED infravermelho, que permite melhor desempenho em ambientes com pouca luz.
Criança é atendida em estado grave após atropelamento
Vítima andava de bicicleta quando foi atingida e precisou ser resgatada de helicóptero
Uma criança de 12 anos de idade ficou em estado grave após ser atropelada na tarde desta sexta-feira (11) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A vítima precisou ser resgatada pelo helicóptero do Serviço Aeropolicial (Saer/Fron) na Avenida Leopoldo Sander e levada com urgência para o Hospital Regional do Oeste (HRO).