17 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Economia

SC lidera crescimento da criação de cachaças no país; veja números

Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / SECOM
Município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, está entre as cidades com mais fabricantes no Brasil

Santa Catarina é o estado com o maior crescimento no número de marcas de cachaça. Segundo os últimos dados do Anuário de Cachaça 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o estado é o quarto com maior número de fabricantes do produto.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

De acordo com o anuário, o estado passou de 468 novos produtos em 2023 para 614 no ano passado. Para a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), a liderança no crescimento do setor fomenta ainda mais a produção, o emprego e a renda da população.

Segundo a Sicos, com o crescimento de novas marcas, acontece também a ampliação do número de estabelecimentos de produção. Santa Catarina subiu de 68 para 73 fabricantes de cachaça no último ano, sendo o quarto estado no ranking nacional de estabelecimentos produtores da bebida, atrás apenas de Minas Gerais (501), São Paulo (179) e Espírito Santo (81).

Luiz Alves, é reconhecida como a Capital Catarinense da Cachaça, por concentrar 10 dos 73 estabelecimentos fabricantes do estado. Segundo o Polo de Cachaçaria, o município está entre os 10 com mais unidades no país. A região se destaca pela produção familiar e tradicional, clima e umidade favoráveis ao envelhecimento da bebida, além do uso de leveduras nativas que não existem em outro lugar do Brasil. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a região com indicação geográfica, recebendo um selo por suas qualidades e características exclusivas.

Para reforçar a tradição, a cidade do Vale do Itajaí realiza a 32° Festa Nacional da Cachaça (FENACA). A celebração vai de 17 a 20 de julho.

Veja os números da indústria da cachaça no Brasil (2024):

  • 1.266 estabelecimentos fabricantes
  • 7.223 rótulos registrados
  • 292,5 milhões de litros produzidos
  • Mais de um terço (35,9%) é comercializado em um raio de até 100 km

*Com revisão de Fernando Bortoluzzi

Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua é aprovado na Alesc

Dois projetos semelhantes estavam em tramitação e foram unidos por meio de emenda substitutiva global

O Projeto de Lei 227/2025, que cria o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua, foi aprovado nesta quarta-feira (16) em sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O texto recebeu uma emenda substitutiva global e teve agregado o PL 428/2025, de teor similar, de autoria do governo do Estado. O projeto, de autoria do deputado Alex Brasil (PL), foi aprovado por unanimidade.

Continue lendo