Assembleia votou por rejeitar nova proposta do executivo; prefeitura afirma que está em diálogo constante com a categoria
Os servidores públicos da prefeitura municipal de Florianópolis aprovaram greve por tempo indeterminado a partir do dia 7 de agosto, quando as escolas municipais voltam de férias. O movimento foi aprovado pela categoria em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (17), na Praça Tancredo Neves, ao lado do TICEN. Depois da reunião, os sindicalistas seguiram em passeata até a sede da prefeitura.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os manifestantes exibiam placas e cartazes que apresentavam reivindicações e insatisfação com a proposta enviada pela prefeitura. “Reposição da inflação sem parcelamento”, “pagamento integral do PCCS do civil”, “Fora OS. Apoie a luta contra a terceirização da saúde e por valorização dos trabalhadores”, diziam alguns dos cartazes.
Essa será a segunda greve geral dos servidores municipais de Florianópolis em 2025. Em fevereiro, do dia 12 ao 25, os serviços de saúde e educação foram afetados por um movimento grevista, mesmo que sem grande adesão.
O que reivindica o sindicato
Em nota, o Sintrasem alega que a decisão pela greve foi tomada após as partes não entrarem em um acordo, mesmo com três meses de negociação e inúmeras reuniões. Entre as reivindicações do sindicato que não foram atendidas estão a reposição da inflação de forma integral, e não parcelada em quatro vezes. Também são pedidas: valorização dos auxiliares de sala, elaboração de concursos públicos, chamamento de aprovados anteriormente, descompactação da tabela do magistério após término da data-base, pagamento integral do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de forma integral, entre outras.
Prefeitura se manifesta
Procurada pela equipe de reportagem do Portal TVBV Online, a prefeitura de Florianópolis respondeu, por meio de nota, que “está em diálogo constante com a categoria e seus representantes desde abril, buscando o melhor para os profissionais e para a cidade. Mesmo com inúmeras reuniões de negociação, o sindicato optou pela greve logo após a volta às aulas”, finaliza o comunicado.
Polícia Civil apura motivação de homicídio no centro de Florianópolis
Informações preliminares indicam que crime tem relação com facções criminosas
Um homicídio foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (17), por volta das 13h40, na Rua José Maria da Luz, no bairro José Mendes, região central de Florianópolis. A vítima, um homem de identidade ainda não confirmada, foi encontrada por populares já sem vida e com marcas de tiro.