14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Fátima Guimarães

A expectativa para o turismo neste ano é igualmente positiva para Santa Catarina

Maior árvore

A maior festa de Páscoa do Brasil já chegou. Em 2024, a 16ª Osterfest em Pomerode já começou no dia 8 de fevereiro, com uma programação que homenageia os 200 anos da imigração alemã no país. O maior ovo de Páscoa decorado do mundo e a maior árvore de Páscoa do mundo (ambos reconhecidos pelo Guinness World Records) esperam por você e sua família.

Neste ano, além das tradicionais atrações – O Ovo de páscoa gigante, a Osterbaum, pintura de casquinhas, grupos folclóricos e culturais, competições típicas, pintura facial, parque e os mascotes Fritz e Frida Hase, o evento conta também com passeio de pônei, pinturas em bolachas e faça o seu coelho.


Marca registrada

Diversas obras de pintura sobre tela estão sendo apresentadas na exposição da artista Tânia Paupitz na Galeria Venere, em Jurerê. As aproximadamente 12 obras continuarão expostas até 17 de fevereiro, com visitação gratuita de segunda a sábado, das 14 às 20h.

Tânia Paupitz é natural de Florianópolis, reside no Jardim Santa Mônica, em Florianópolis, onde mantém o atelier “Armazém de Artes Tânia Paupitz”. Desde 1991, a artista ministra cursos de pintura, ensinando a técnica do Espatulado para adultos, adolescentes e terceira idade, além de realizar exposições em locais diversos.
Seu primeiro contato com a Arte veio através da mãe Dóris, professora de arte em porcelana, e do irmão Sergio Paupitz, exímio pintor impressionista. Em 1986, através de uma Professora, iniciou sua carreira artística pintando sua primeira obra – o antigo “Jornal O Estado”, localizado no Centro de Florianópolis.
Sua marca registrada são as cores vibrantes, influência dos estudos de artistas renomados como: Van Gogh, Pissarro e Salvador Dali, usados como inspiração para as diversas obras que possui como acervo, em seu atelier. Com mais de 300 exposições, suas obras estão espalhadas por países como Brasil, EUA, Arábia Saudita, Portugal, Argentina, Chile, entre outros.


Ponto forte

O que esperar no setor de turismo neste ano de 2024? Um ponto forte que vem sendo agregado é a sustentabilidade. A informação é que 71% dos brasileiros estão muito interessados em opções ecológicas para viagens. A expectativa para o turismo neste ano é igualmente positiva para Santa Catarina, mesmo diante da dificuldade econômica dos vizinhos argentinos, nosso principal público internacional. Para quem gosta de cruzeiros a temporada promete ser muito benéfica para o setor, enquanto as cidades catarinenses investem para se tornarem destinos turísticos o ano todo, e não somente no verão.


Calendário expositivo

A Fundação Cultural BADESC, um dos mais conceituados espaços de arte contemporânea de Santa Catarina, divulga o resultado da Chamada Pública 1ª exposição individual. Foram inscritos 30 projetos, nas mais diferentes linguagens visuais, e quatro foram selecionados para integrar o calendário expositivo do Espaço Paulo Gaiad.

Os artistas selecionados foram: Camila Martins (Água Mole Pedra Dura), Gustavo H. Scheidt (Paisagens Internas), Murilo Leal (Não há mais palavras) e Tauan Gon (Cruzos Opacos).
A seletiva foi realizada por uma comissão interna da Fundação e cada projeto escolhido vai receber uma ajuda de custo de R$ 600. A primeira exposição que abrirá o calendário ainda não foi definida, no entanto, a data de abertura está marcada para o dia 7 de março. Colaboração Juliano Zanotelli.


Avaliação de jurados

Foto: Cleber Gomes

O 13° Festival de Dança de Florianópolis será realizado de 17 a 25 de fevereiro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), com a participação prevista de 1.507 bailarinos do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Paraguai.

Pertencentes a 129 academias, escolas, grupos e companhias, eles apresentarão no Teatro Ademir Rosa 637 coreografias – entre balé clássico de repertório, balé neoclássico, dança contemporânea, danças populares, danças urbanas, estilo livre, jazz e sapateado – criadas, repostas ou adaptadas por 280 coreógrafos.

Do total, 496 trabalhos concorrerão às premiações da Mostra Competitiva em 14 sessões. Outros 141 serão exibidos em dois horários específicos na Cena Comentada, mostra paralela sem avaliação de jurados, mas com análise de um profissional convidado.

A agenda, a mais extensa de todas as edições do festival, inclui também uma oficina especial no Teatro Ademir Rosa e 35 workshops no Espaço Lindolf Bell, ministrados por 18 profissionais do Brasil, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.


Money Money Money

O ABBA The Show retorna em Jurerê In, em Florianópolis, para mais uma apresentação inesquecível. Marcado para o dia 24 de abril, o show faz parte da turnê especial de 50 anos do grupo.

Ao lado da Orquestra Sinfônica Nacional de Londres, o grupo internacional faz uma homenagem à banda ABBA, em um singelo show que remete fielmente ao grupo original.

Fenômeno em todo o mundo, o grupo realizou cinco vezes mais shows que a primeira formação nos anos 60, para mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo e em mais de 40 países.

A banda traz os sucessos da icônica ABBA, como “Mamma Mia”, “Dancing Queen”, “Money Money Money”, em mais de duas horas de show. Além disso, a abertura do evento é a partir das 14h, no P12, no melhor parador de praia do país.