No Berbigão do Boca, a magia se revela com panelas fumegantes e os corações abertos de uma dupla que cozinha para centenas de pessoas em um ato de amor, onde o sabor se entrelaça com a alma da Ilha.
Existe uma dupla de voluntários de mãos calejadas, Walter Menezes e o Cesário Elias, que misturam ingredientes com risos e histórias. Cada colherada é um tributo à tradição, um canto à cultura açoriana temperada por memórias.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Há 19 anos Walter, aposentado da Celesc, produz o caldo de berbigão que é distribuído gratuitamente. “Nós fizemos isso por amor à camisa. Recebemos o Berbigão e fazemos o caldo em casa, trazemos tudo prontinho e servimos tudo de graça”, revela.
O cheiro do mar e os temperos dançam no ar como se estivessem celebrando a vida e as memórias. É na panela que a magia acontece e garante que em cada colherada exista um pedaço da essência da Ilha. Como toda poção mágica, existe uma receita única: “O segredo do caldo é a alfavaca como no caldo de peixe, para o manezinho tem que ter alfavaca”, conta Walter.
Entre as panelas, ele estufa o peito e diz com orgulho que participa da festa para celebrar a cultura da Ilha. “Fazemos tudo por amor!”. Berbigão do Boca é parte da historia da Ilha, um banquete de afeto na festa mais “quirida” e que faz parte da resistência da cultura dos ilhéus.
Berbigão do Boca abre as festividades do Carnaval de Florianópolis nesta sexta (6)
Programação no Mercado Público se estende até a noite, quando acontece o desfile com bonecos gigantes
A capital se prepara para receber nesta sexta-feira (6) a tão aguardada abertura do Carnaval de Florianópolis, com o tradicional Berbigão do Boca dando o pontapé inicial nas festividades. Fundado em 1992, o bloco se tornou um dos símbolos do carnaval local, atraindo foliões de todas as idades com sua proposta inclusiva e animada. A programação se estende até a noite, quando acontece cortejo com os bonecos gigantes.





