O planeta fala através dos ventos, dos mares que sobem e das florestas que são silenciadas. São sinais de um corpo vivo, do coração da Terra que pede cuidado. Compreender esses sinais é entender a nós mesmos, pois cada atitude é uma semente que floresce ou uma cicatriz na terra. Muita coisa está mudando e o planeta tem alertado sobre isso. Para entender todo esse processo, de 22 a 25 de setembro, mais de 50 nomes, de destaque no país e no mundo, estarão reunidos em Florianópolis para discutir o futuro da vida na Terra.
Eles estarão presentes no V Planeta.Doc, Conferência que vai marcar a abertura da 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.Doc. O evento será realizado na UFSC e na Udes e é um dos principais fóruns de pensamento crítico, científico e transformador do Brasil e da América Latina.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A iniciativa vai promover debates, experiências imersivas e exibições especiais de filmes socioambientais “Não se trata apenas de diagnosticar a crise, mas de articular caminhos para a regeneração, para a construção de novas economias, novas cidades, novas relações com os bens comuns e com todas as formas de vida. A proposta da Conferência é catalisar essa virada, chamada de Virada Biocêntrica, colocando o valor da vida no centro das decisões políticas, econômicas e culturais”, comentou a diretora do evento e do Festival Planeta.doc, Mônica Linhares.
Segundo ambientalistas, a Conferência ocorre em um contexto global alarmante que mostra que até 2100 centenas de milhões de pessoas poderão ser afetadas por secas severas. Além disso, ondas de calor extremas e a perda acelerada da biodiversidade expõem os limites do atual modelo de desenvolvimento.
Da “lestada” de ontem ao ciclone de hoje
Foi o tempo em que olhávamos para o céu pela manhã e tentávamos fazer a previsão do tempo. Parecíamos especialistas e bastava olhar as nuvens “rabo de galo”, que indicavam vento, ou aquela formação de “céu pedrento, chuva ou vento”. Os animais também passavam dicas como as formigas agitadas, o comportamento das gaivotas ou as…