2 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Política

Abertura do Congresso de Municípios tem palestra de ministro do TCU

Foto: Caio Garça/Fecam
COMAC-SC deve reunir 5 mil representantes políticos, de associação e consórcios até a quinta-feira (3) em Balneário Camboriú

O Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) reúne, a partir desta segunda-feira (2), cerca de cinco mil representantes de instituições e lideranças políticas no Expocentro de Balneário Camboriú. A cerimônia de abertura teve como destaque a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O evento é realizado Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e funciona como um ponto de encontro entre os municípios catarinenses para a troca de experiências e a construção de estratégias conjuntas. Nesta edição, os principais debates são em torno do uso da inteligência artificial, conectividade nas escolas, turismo sustentável, geração de emprego e renda e mudanças climáticas.

 O COMAC-SC é gratuito e se estende até a quinta-feira (3). Com programação voltada a temas centrais para a administração pública, o evento oferece painéis, palestras e espaços de diálogo. Durante a palestra principal do primeiro dia de evento, Augusto Nardes destacou em sua fala temas como governança, transparência e profissionalização da administração pública. “Para termos democracia e liberdade é preciso ter uma boa governança”, afirmou.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, ressaltou a importância deste evento, que mostra que todos os 295 municípios catarinenses estão do mesmo lado. “A parceria feita com os 295 prefeitos nos dá a segurança e a garantia de estarmos do mesmo lado”, disse. Além de prestigiar o evento, o governador também lançou o programa SC Fácil, aplicativo do governo do estado que centraliza mais de 500 serviços públicos em um único ambiente digital, com acesso integrado ao gov.br, e assinou o decreto que regulamenta o Estrada Boa Rural.

Quem também esteve presente foi o prefeito de Florianópolis e presidente da Federação Catarinense dos Municípios, Topázio Neto, explicou que o evento é uma grande oportunidade para os prefeitos conversarem e trocarem ideias. “É aqui, no COMAC, que o futuro de Santa Catarina é definido”, frisou.

Outro nome de peso que fará uma fala durante o Congresso é o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, que fará uma análise sobre o cenário macroeconômico e seus impactos diretos nas gestões municipais. A palestra ocorre na manhã de quinta-feira, no encerramento oficial do evento. O repórter Gabriel Phillipi, do Band Cidade, programa da TVBV, esteve presente neste primeiro dia de evento.

Confira

           

             

Adolescente que desapareceu com o pai é entregue ao Conselho Tutelar

Americano foi autuado por expor o filho menor de idade à uma situação de risco iminente

O americano Mark Alexander, de 48 anos, encontrado na tarde desta terça-feira (2) junto com o filho, Duncan Edward, de 13, na região do Morro do Careca, em Balneário Camboriú, foi autuado pelo crime do art 132 do Código Penal Brasileiro, por expor o filho menor ao perigo iminente. Diante disso, ele pode ser condenado a pena de três meses a um ano, mas pode haver conversão em pena não privativa de liberdade – prestação de serviços à comunidade, a interdição temporária de direitos, a limitação de fim de semana, a perda de bens e valores e a prestação pecuniária.  Já o adolescente foi entregue ao conselho tutelar, que verá junto ao Ministério Público e o Judiciário com quem o menor vai ficar por enquanto.

Continue lendo