21 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Clima / Tempo

Abril começa com calor persistente e chance de temporais; veja a previsão

Primeira semana do mês segue com temperaturas altas, mas frentes frias provocam temporais isolados

O calor que predominou ao longo desse final de semana na maior parte de Santa Catarina deve persistir ao longo desta primeira semana de abril. Com temperaturas que devem superar os 30ºC em diversos pontos do estado, a combinação do calor com a umidade e a passagem de duas frentes frias ao longo da semana aumentam a chance de pancadas de chuva e temporais isolados em diversas áreas. Confira a previsão do tempo para a semana.

Segunda-feira

Esta segunda-feira (1º) iniciou com a presença de nuvens pelo estado. Entre o final da manhã e a tarde, uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão fornece condições para a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, que começam pelo Grande Oeste e avançam para as demais regiões até o final do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

As temperaturas mínimas variam entre 9 e 17°C no Meio-Oeste, planaltos, no Alto Vale e na Grande Florianópolis Serrana e marcam 17 e 23°C nas outras áreas. À tarde, as máximas oscilam entre 27 e 35°C no Grande Oeste e no Litoral Sul e variam entre 19 e 28°C no restante do estado. O vento sopra com intensidade fraca, variando de nordeste a noroeste no interior do estado e de noroeste a norte no litoral e em áreas próximas, com rajadas no Oeste e na costa do Litoral Sul. Mar calmo em toda a costa catarinense, com ondas de alturas entre 0,5 e 1m, e com a agitação marítima aumentando ao longo da noite no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.

 

Terça-feira

A terça-feira (2), começa com variação de nuvens e condições para chuva isolada por todo o estado devido à atuação da frente fria, que se afasta de Santa Catarina mas ainda influencia o tempo no estado. Entre a tarde e a noite, a influência de um sistema de baixa pressão combinado ao calor e umidade dá condições para a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas, principalmente em áreas dos planaltos ao litoral, com risco baixo para ocorrências associadas.

As temperaturas mínimas variam entre 14 e 17°C nos pontos mais elevados do estado e marcam entre 17 e 23°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 23 e 26°C nos pontos mais altos do Planalto Sul, do Meio-Oeste e do Litoral Sul e marcam entre 26 e 31°C no restante do estado. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, predominante de norte na maior parte do período, virando para o quadrante sul ao longo da tarde, com rajadas de até 60 km/h a partir da tarde no litoral. A agitação marítima segue aumentando no decorrer do dia por influência de um sistema de baixa pressão no oceano, com ondas de sul/sudeste entre 1,5 e 2,0m e picos de até 2,5m em alto mar da Grande Florianópolis ao Litoral Sul.

Quarta-feira

A quarta-feira (3) será de tempo firme com predomínio de sol e variação de nuvens em grande parte do estado, mas no litoral e em áreas próximas o dia terá maior presença de nuvens com condições para chuva fraca e isolada, principalmente nos extremos do dia, sem riscos para ocorrências associadas.

As temperaturas mínimas oscilam entre 14 e 16°C na Serra, variam entre 19 e 23°C no Oeste, Extremo Oeste, na costa, no Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte, e marcam entre 17 e 19°C nas demais áreas. As máximas marcam entre 21 e 27°C dos planaltos ao litoral e variam entre 27 e 34°C no Grande Oeste. O vento segue fraco e varia de nordeste a norte no interior do estado e de sul a leste no litoral e nas proximidades.

Quinta e sexta

A partir da tarde de quinta-feira (4), a formação de uma frente fria entre a Argentina e o Rio Grande do Sul fornecem condições para temporais isolados no estado, especialmente nas áreas de divisa com o RS a partir da noite. A maior parte do dia será de predomínio de sol e temperaturas altas em todas as regiões de Santa Catarina.

Na sexta-feira (5), a frente fria avança por Santa Catarina, favorecendo o aumento de nebulosidade, a ocorrência de chuvas e de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais.

 

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo