Corpo de Bombeiros Militar destaca um crescimento acentuado de mais de 50% em comparação com 2025
O número de lesões causadas por águas-vivas teve um crescimento acentuado entre o final do ano passado e o início de 2026, disparando em mais de 50% em relação ao ano anterior. Segundo dados colhidos no relatório da Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foram 8.572 casos em apenas uma semana, entre os dias 30 de dezembro e 5 de janeiro. A corporação alerta que esse acréscimo reforça a necessidade de prevenção e cuidados nas praias.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O Prof. Charrid Resgalla, da área de Oceanografia da UNIVALI, esclarece que esse aumento está relacionado especialmente ao aumento do fluxo de turistas nas praias do Litoral catarinense. “Numa comparação de 2024 com 2025, por exemplo, observei que o aumento de lesões por águas vivas foi de mais de 10%, mas os banhistas também foram 4,5 vezes maior no ano. Portanto, o número de casos é dependente do número da população que está presente nas praias”, destaca o professor.
Operação Verão
Os bombeiros também atuam em outras áreas ao longo da temporada de verão. Uma frente de destaque foi a de salvamentos. Segundo dados oficiais da corporação, foram realizadas 396 ações contra afogamentos. Os oficiais também ajudaram 400 crianças perdidas a reencontrarem os pais.
Endividado com organização criminosa é baleado em Chapecó
Vítima foi atingida no braço e está em estado estável no hospital
Um homem foi encaminhado ao hospital em Chapecó, no Oeste catarinense, após ser baleado na madrugada desta quinta-feira (8). Segundo informações repassadas à Polícia Militar de Santa Catarina, o crime pode ter relação com o fato da vítima, um homem de 29, ter dívidas relacionadas drogas. Apesar da suspeita do ato ter sido praticado a mando de uma organização criminosa, a autoria é desconhecida até o momento.





