14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Ações, entregas e visitas fazem parte da instalação do Governo na Serra

Registro de recente passagem do governador na Associação Empresarial de Lages (ACIL). Local, em que fará, nesta sexta (21), o lançamento do Programa Energia Boa da Celesc / Foto: Paulo Chagas

O inverno começa oficialmente neste dia 20 de junho às 17h51. Para marcar o início do inverno, o Governo do Estado organizou entregas e eventos na Serra catarinense, já a partir desta quinta-feira, 20, até o dia 23 de junho, valorizando o potencial turístico e cultural da região. Nos despachos centrados em São Joaquim e Lages, nas ações de governo, entregas e anúncios importantes para toda a região. Jorginho Mello vai estar com os secretários durante quatro dias, percorrendo os municípios da Amures para acompanhar o início da Estação Inverno. Conforme disse, há ações sendo feitas em diferentes áreas como reforço na segurança pública, no saneamento básico e na energia elétrica para potencializar e trazer novos investimentos para os moradores e turistas.

Mirante da Serra do Rio do Rastro

O governador começa a agenda nesta quinta-feira, 20, com visita às cidades de Bom Jardim da Serra e Urupema. Em Bom Jardim assina a ordem para a licitação de concessão do Mirante Rio do Rastro. A agenda começa partir das 13h. Na sequência, o governador vai a Urupema, onde visita a EEB Manoel Pereira de Medeiros, às 15h30. Depois, Jorginho Mello inaugura um reservatório de água da Casan, com investimento do Governo do Estado de R$ 828 mil, para atender 1.331 moradores. O ato está previsto para as 16h.

Na Sexta-feira a continuidade do roteiro

O roteiro continua na sexta-feira, 21, em Lages, com o lançamento do Programa Energia Boa da Celesc, às 10h, na Associação Empresarial de Lages (ACIL). À tarde, será inaugurada usina fotovoltaica da Celesc. À noite, haverá a apresentação da Estação Inverno na vinícola Villa Francioni em São Joaquim, para divulgar as potencialidades da Serra a jornalistas e demais convidados. No sábado, 22, o governador entrega equipamentos de agricultura em São Joaquim. “Essa é a maior ação de fomento ao turismo de inverno da história de Santa Catarina”, disse o Governador.

Reunião do Fórum Parlamentar Catarinense no Ministério dos Transportes

Ministro dos Transportes, Renan Filho(C), Espiridião Amin(D) Ivete da Silveira e Valdir Cobalchini (E) / Foto: Assessoria de Imprensa senador Esperidião

Em pauta com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília, nesta quarta-feira (19), o futuro de importantes obras rodoviárias para Santa Catarina, durante reunião com alguns representantes do Fórum Parlamentar Catarinense. Destaque para a proposta de otimização contratual da BR-101 e BR 116. Conclusivamente, a definição de reuniões do Fórum, em Joinville, Itajaí e Palhoça, na região da grande Florianópolis, para discutir os três tópicos regionais em matéria de atualização, na região de Joinville, de Itajaí e o Morro dos Cavalos, em especial.

Impactos das tarifas futuras

Segundo o senador Esperidião Amin, nestas reuniões, tudo que será discutido com a comunidade vai representar mais ou menos obras, mas vai representar também custo em matéria de tarifa de pedágios na prorrogação do contrato que pode ser feita por até mais 15 anos. Faltam oito meses e meio para expirar o atual contrato da BR-101 com divisa com Paraná até Paulo Lopes. Isso representa 23 anos a partir do fim de 2024 para colocar obras novas e ver o quanto isso vai impactar na tarifa futura, ou seja, para os próximos 23 anos. O mesmo acontecerá na BR-116, onde deverão ser realizadas duas reuniões. Será necessário que todos debatam o realismo, o que aumenta a responsabilidade, tanto da representação parlamentar, quanto da representação de trabalhadores, de empresários, e dos municípios, prefeitos e vereadores. “Vai ser um grande exercício para que Santa Catarina modernize essas duas rodovias e dê especialmente a BR-101 uma condição mínima de razoabilidade em termos de congestionamentos a menos e fluidez de tráfego a mais”, argumentou Amin.