Fiesc avalia os impactos como positivos e diz que empresariado já se prepara para a alta concorrência
A Federação das Industrias de Santa Catarina (Fiesc) prevê um aumento da relação comercial entre Santa Catarina e os países da União Europeia em breve. Isso se deve ao acordo comercial firmado entre o Mercosul, bloco econômico do qual o Brasil faz parte, e o bloco europeu, que deve ser assinado no próximo sábado (17). Isso é motivo de otimismo para os exportadores catarinenses, que tiveram o “Velho Continente” como segundo maior comprador em 2025, com R$ 1 bilhão e 350 milhões de reais em produtos exportados para o Bloco.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A melhora também traz um aumento na concorrência. Por isso, o empresariado catarinense já começou a se preparar para enfrentar essa situação em diferentes aspectos. O acordo ainda deve passar pelo Parlamento Europeu e depois, os países do Mercosul também devem validar o acordo internamente. Aqui no Brasil, a proposta deve ser aprovada pelo Legislativo e pelo Executivo. Depois de todos os trâmites, aí sim as novas regras entram em vigor. O repórter Gabriel Phillipi, do Band Cidade, conversou com autoridades da instituição, que comentaram sobre os benefícios desse acordo para o estado.
Confira
FOTOS: Ciclone extratropical causa estragos no Litoral catarinense
Fenômeno provocou rajadas de vento intensas neste fim de semana
Rajadas de vento acima de 80 km/h foram registradas entre sábado (11) e domingo (12) em parte do Litoral catarinense e causou diversas ocorrências em diferentes regiões. O evento foi ocasionado pelo deslocamento de um ciclone extratropical com formação entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e que foi em direção ao alto mar. Além disso, as altas temperaturas registradas durante as tardes potencializaram o desenvolvimento de temporais.





