Rodrigo Pantaleão, de 53 anos, ficou conhecido nacionalmente após episódio inesperado durante sessão de julgamento
O advogado Rodrigo Pantaleão, que ficou em evidência depois de concordar com a condenação do réu defendido por ele em julgamento, foi encontrado morto dentro de casa, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (25). O corpo foi recolhido para os procedimentos legais cabíveis e a causa da morte deve ser confirmada em perícia.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A casa de Rodrigo, localizada na Rua Maria Alexandre Machado, na subida do Morro da Lagoa, foi vistoriada por uma equipe do 4º Batalhão de Polícia Militar depois que vizinhos denunciaram um forte odor vindo do imóvel. A entrada foi dificultada pela presença de dois cães de grande porte, que posteriormente foram recolhidos pela Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis. Após retirada dos animais, os agentes entraram na residência e encontraram o corpo do advogado já sem vida. Ele foi recolhido pela Polícia Científica para os procedimentos cabíveis.
OAB se manifesta
A Ordem dos Advogados do Brasil se manifestou por meio de nota e informou que já entrou em contato com as autoridades pela investigação para acompanhar o caso e obter informações sobre o andamento da apuração. O presidente da instituição, Juliano Mandelli, ressaltou que ainda não é possível confirmar a causa da morte, mas que tratará o caso com seriedade e cobrará responsabilização se houver qualquer indício de crime ou algo relacionado ao exercício da advocacia.
“Recebemos essa notícia com profunda consternação. A OAB/SC acompanhará de perto as investigações para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos, especialmente no que diz respeito à eventual relação de crime com o exercício da advocacia e às prerrogativas profissionais”, destacou Mandelli. “Esperamos uma apuração célere, rigorosa e transparente. A Ordem não tolerará omissão nem demora neste caso, seja qual for o resultado da perícia”, finaliza.
Confira nota na íntegra
A OAB/SC, assim que tomou conhecimento da morte do advogado Rodrigo Pantaleão, de 53 anos, encontrado morto dentro da própria casa, em Florianópolis, nesta quinta-feira (25), entrou em contato com as autoridades policiais responsáveis pela investigação para acompanhar o caso e obter informações sobre o andamento da apuração.
O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, destaca que as investigações ainda estão em andamento e, por isso, ainda não é possível confirmar a causa da morte. No entanto, reforça que, se houver qualquer indício de crime e que tenha relação com o exercício da advocacia, a OAB/SC tratará o caso com a seriedade que ele exige e cobrará a responsabilização caso haja indício de crime.
“Recebemos essa notícia com profunda consternação. A OAB/SC acompanhará de perto as investigações para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos, especialmente no que diz respeito à eventual relação de crime com o exercício da advocacia e às prerrogativas profissionais”, destacou Mandelli.
O presidente também ressalta que a advocacia exerce uma função essencial para a Justiça, muitas vezes em situações de exposição que não são percebidas pela sociedade. Além disso, lembra que a OAB tem a missão de defender as prerrogativas da advocacia, a Constituição da República, o Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a justiça social.
“Esperamos uma apuração célere, rigorosa e transparente. A Ordem não tolerará omissão nem demora neste caso, seja qual for o resultado da perícia”, finaliza.
Relembre episódio marcante
O nome de Rodrigo Pantaleão ficou nacionalmente conhecido por conta de um episódio inesperado durante um julgamento. Ele havia sido constituído para defender um homem acusado de tráfico de drogas, mas, em alegações finais, concordou com a denúncia do Ministério Público e não defendeu o cliente. A juíza responsável pelo caso declarou o réu indefeso e o deu três dias para constituir um novo advogado.
Jogo Aberto SC recebe o presidente do Avaí, Bernardo Pessi
Gestor comentou sobre a proposta de compra da SAF do clube pela Kactus Capital
O Jogo Aberto SC desta quinta-feira (25) recebeu o presidente do Avaí, Bernardo Pessi, que falou mais sobre nova proposta de compra da Sociedade Anônima de Futebol do clube, enviada pela Kactus Capital. Segundo ele, o projeto envolve um investimento superior a R$ 400 milhões, dos quais cerca de R$ 290 milhões serão destinados para quitar as dívidas e o restante para infraestrutura, categorias de base e outros projetos desportivos.





