15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Vídeo: Advogados e detentos são alvo de operação do GAECO

A terceira fase da operação “Sob Encomenda” foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (19)

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a operação “Sob Encomenda III” nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (19). A ação apoia a a investigação conduzida pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville que apura crimes praticados por advogados e membros de facções criminosos reclusos no sistema prisional catarinense e em outros estados.

Estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva, os alvos são uma advogada residente na capital federal e três detentos catarinenses, dentre eles um advogado. Segundo o GAECO, eles estão reclusos na Penitenciária de Florianópolis, no Presídio de Florianópolis e na Penitenciária Sul, em Criciúma.

 

Outros quatro mandados de busca e apreensão em Criciúma, Florianópolis e Brasília também foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville.
A Operação do GAECO contou com a Polícia Penal de Santa Catarina e do Centro de Inteligência do MPDFT em Brasília. A investigação prossegue em sigilo.

A ação é um desdobramento da Operação “Sob Encomenda I” realizada em agosto de 2021. O objetivo buscava acabar com o relacionamento, conhecido como “sintonia”, entre advogados e detentos que apoiavam facções criminosas.