23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Aeronautas iniciam greve e aeroportos registram atrasos de voos; confira

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) anunciou que nesta segunda-feira (19) foi iniciada a greve da categoria nos principais aeroportos do país. Os pilotos e comissários vão parar suas atividades entre as 6h e 8h, todos os dias.

A categoria cobra melhores condições de trabalho, além de reajustes salariais. A proposta do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, prevê reposição de 100% da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais aumento real de 0,5%. Os percentuais incidem sobre os salários fixos e variáveis.

A proposta vai incidir sobre:

  • Diárias Nacionais;
  • Piso Salarial;
  • Seguro;
  • Multa por descumprimento da Convenção;
  • Vale Alimentação.

Os trabalhadores rejeitaram em votação virtual realizada no fim de semana a proposta apresentada pelo TST. Entre os 5,7 mil votantes, 76,4% rejeitaram o oferecido pela mediação do tribunal.

 

“A participação dos tripulantes é de extrema importância neste dia 19 de dezembro, quando tem início o movimento de greve da categoria, pela renovação da CCT com a recomposição inflacionária, ganho real e melhorias nas condições de trabalho”, diz uma publicação do Sindicato.

No início da manhã desta segunda, nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e o Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, registraram atrasos. Outros aeroportos do país podem aderir a greve ao longo do dia. A greve foi decretada por tempo indeterminado até que as reivindicações sejam atendidas.

Foto: Pixabey/Reprodução