TVBV Notícias Política Alesc aprova projeto que prevê direitos para gestantes nas forças de segurança pública
Política

Alesc aprova projeto que prevê direitos para gestantes nas forças de segurança pública

PL segue agora para sanção do governador

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nessa terça-feira (19) o projeto de lei que cria o Programa de Proteção à Mulher Gestante das Forças de Segurança Pública de Santa Catarina. A iniciativa, de autoria da deputada Paulinha (Podemos), tem o objetivo de assegurar uma gestação saudável e facilitar o retorno à ativa dessas profissionais.

A proposta busca garantir à servidora em gestação a prioridade no acesso às vagas de permuta e na composição de equipes de trabalho. Também visa proporcionar às lactantes dessas corporações o direito de utilizarem duas horas diárias do período de trabalho para a amamentação dos filhos.

O projeto segue agora para a sanção do governador Jorginho Mello.

 

“Fomos procuradas por policiais mulheres e apresentamos este projeto para, em primeiro lugar, ter este olhar para o momento de finalização da gestação. Nosso objetivo é abrir a possibilidade para que a mulher opte por um serviço administrativo e que ao retornar, nos primeiros meses da licença maternidade, ela também possa dispor de horários alternativos para conciliar a rotina de trabalho com a condição da mãe, e estar presente na vida do bebê”, reforçou Paulinha.

Mulheres na Ciência

Outro projeto aprovado em Plenário nessa terça institui a data de 11 de fevereiro como “Dia Estadual das Mulheres na Ciência”. A matéria é de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT). “Queremos demarcar esta data a cada ano, para que possamos dar visibilidade ao protagonismo das mulheres que pesquisam, que tiram tempo da sua vida pessoal e carreira profissional para se dedicar à ciência”, frisou Carminatti.

 

Foto: Banco de imagens

Sair da versão mobile