26 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Alesc: instalada a 20ª Legislatura e Mauro De Nadal é eleito presidente

A manhã desta quarta-feira (1º/02), assim como em todos os parlamentos do Brasil, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu os 40 novos deputados e instalou a 20ª legislatura. A sessão foi presidida pelo deputado mais velho, o deputado Padre Pedro (PT). O ato foi acompanhado pelo governador Jorginho Mello.

Os deputados foram eleitos em 2 de outubro e diplomados no dia 19 de dezembro. Os mandatos terão fim no dia 31 de janeiro de 2027.

Depois de um breve intervalo se deu início à segunda sessão preparatória para a eleição do Presidente e da Mesa Diretora.

Apenas uma chapa, de consenso, foi inscrita para concorrer a presidência da Casa, encabeçada pelo deputado Mauro De Nadal (MDB).

Sendo assim, em votação aberta Nadal, que assume a Presidência pela segunda vez, foi declarado eleito com 38 votos a favor, e dois contra: de Ana Campagnolo (PL) e Sargento Pacheco (Republicanos).

Mesa Diretora eleita para os próximos dois anos:

Presidente: Mauro De Nadal (MDB)

1º Vice-presidente: Maurício Eskudlark (PL)

2º Vice-presidente: Rodrigo Minotto (PDT)

1º Secretário: Paulinha (Podemos)

2º Secretário: Padre Pedro (PT)

3º Secretário: Marcos da Rosa (UB)

4º Secretário: Egídio Ferrari (PTB)

Incumbência pelo equilíbrio

No discurso, após eleito, Mauro De Nadal ressaltou que terá a incumbência do equilíbrio e de decisões sensatas para Santa Catarina. No campo pessoal disse que irá trabalhar para que todos os deputados possam exercer os mandatos na plenitude. Tem como propósito de prosseguir com o projeto de modernização da Casa. Ressaltou individualmente, a construção de sua condução à Presidência, ao deputado Júlio Garcia (PSD). Detalhou nominalmente todos os deputados, os novos e os remanescentes, e minimizou a disputa interna com o colega José Milton Scheffer (PP). Resumiu que fará uma gestão eclética e deu ênfase a outras lideranças de Santa Catarina, no Senado, e de ex-governadores, e do atual governador, Jorginho Mello, ao qual, desejou êxito e que vai procurar uma boa relação.

A 20ª Legislatura

A nova legislatura, o PL terá a maior bancada, com 11 cadeiras. O partido quebrou uma tradição que era exclusiva de MDB e PP, que desde 1982 eram as únicas legendas que conseguiram eleger o maior número de deputados para uma legislatura.

O MDB ficou com a segunda maior bancada, com seis cadeiras. O PT ocupa a terceira posição, com quatro parlamentares.

O Novo e o Psol elegeram, pela primeira vez, deputados para a Alesc. Esses dois partidos já contaram com representação no Parlamento catarinense, no entanto seus deputados haviam sido eleitos por outros partidos e migraram para Novo e Psol no decorrer do mandato.

Com relação à redução no tamanho das bancadas, se comparadas com a atual composição da Alesc, só dois partidos conseguiram aumentá-las: PL e Podemos. Os demais ou mantiveram ou reduziram seus tamanhos na Assembleia.

Paulo Chagas

Paulo Chagas

Paulo Chagas

Paulo Chagas

Paulo Chagas

Paulo Chagas