23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Esportes

AlphaTauri dispensa Nyck de Vries e anuncia chegada de Daniel Ricciardo

Holandês perdeu a vaga de titular após dez corridas sem pontuar

A AlphaTauri anunciou nesta terça-feira (11) a chegada de Daniel Ricciardo ao posto de titular da equipe. O australiano ocupará a vaga de Nyck de Vries, demitido após dez corridas. “Estou muito feliz por estar de volta à pista com a família Red Bull”, afirmou Ricciardo em comunicado divulgado pelo time italiano.

Dispensado pela McLaren no fim de 2022, Ricciardo ficou sem vaga no grid para 2023, mas foi recontratado pela Red Bull para o posto de piloto de testes. O chefe de equipe da AlphaTauri, Franz Tost, disse estar “muito satisfeito” com a chegada do experiente piloto.

“Não há dúvidas sobre suas habilidades de direção, e ele já conhece muitos de nós, então sua integração será fácil e direta. A equipe também vai lucrar muito com sua experiência, já que ele venceu oito corridas de Fórmula 1”, disse Tost, que ainda se despediu de De Vries.

 

“Gostaria de agradecer a Nyck por sua valiosa contribuição durante seu tempo na Scuderia AlphaTauri e desejo a ele tudo de bom para o futuro”, encerrou.

A trajetória de Daniel Ricciardo na F1

O anúncio marca o retorno de Ricciardo à AlphaTauri. O australiano chegou à F1 em 2011 como piloto de testes da então Toro Rosso, antes de ganhar uma vaga de titular da Hispania no decorrer da temporada. Em 2012, voltou à Toro Rosso, mas como titular.

Foram duas temporadas pela equipe italiana, com 10 pontos em 2012 e 20 em 2013. A partir de 2014, virou titular da Red Bull, substituindo o compatriota Mark Webber. Ao longo de cinco anos, venceu sete corridas, tendo como melhor desempenho o terceiro lugar nos campeonatos de 2014 e 2016.

Sem espaço após a chegada de Max Verstappen em 2016, Ricciardo deixou o time no fim de 2018 e virou titular da Renault em 2019. Foram dois anos sem brilho, até que assinou com a McLaren. Pela equipe inglesa, foram mais duas temporadas apagadas, com uma inesperada vitória no GP da Itália de 2021.

Ricciardo tinha contrato com a equipe de Zak Brown até o final de 2023, mas foi dispensado no fim de 2022 para a chegada de Oscar Piastri. Ainda foi especulado em Alpine e Haas, mas ficou sem vaga de titular.

A trajetória de Nyck de Vries no automobilismo

Nascido em 1995, Nyck de Vries competiu no kart entre 2004 e 2011, antes de chegar aos monopostos em 2012. A partir daí, começou a conquistar bons resultados, chegando ao título da Fórmula 2 em 2019.

Sem vaga de titular na Fórmula 1, virou piloto de testes da Mercedes, ao mesmo tempo em que disputava a temporada 2020/2021 da Fórmula E – terminando com o título. Seguiu de stand by na Mercedes, testando também por Williams e Aston Martin. Na McLaren, ganhou a vaga de piloto reserva em 2022.

Também em 2022, ganhou a chance de estrear na F1 como substituto de Alexander Albon no GP da Itália. Logo de cara, deixou uma boa impressão ao conquistar o nono lugar, virando nome disputado no mercado. Acabou fechando com a AlphaTauri para substituir Pierre Gasly, que foi para a Alpine em 2023. No entanto, não somou pontos após os dez primeiros Grandes Prêmios.

Fonte: Band
Foto: Getty Images