Cinco municípios de SC registraram mais de 100mm de chuvas nas últimas 24 horas
As fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina nesta segunda-feira (29) deixaram um rastro de destruição em diversos municípios. Das cidades atingidas, cinco registraram mais de 100 mm de chuvas nas últimas 24 horas. Estado e prefeituras trabalham agora na contenção dos danos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, 17 municípios foram atingidos, 8 pessoas ficaram desalojadas e 115 residências foram afetadas. Atualmente, cinco cidades decretaram situação de emergência em decorrência dos temporais que atingem o estado desde o fim de semana, e quatro estão em análise para decretar. Confira:
Decreto de situação de emergência em vigor:
- Treze Tílias;
- Barra Velha;
- Laguna;
- Timbó Grande;
- Major Gercino.
Em análise para decretar situação de emergência:
- Florianópolis;
- São José;
- Palhoça;
- Santo Amaro da Imperatriz.
Na manhã desta terça-feira (30), equipes da prefeitura de Florianópolis realizaram trabalhos de drenagem de pontos alagados na capital. Dentre os locais, estão alguns à margem da Avenida Beira-Mar Norte e a alça de acesso à Via Expressa, na Avenida Engenheiro Max de Souza, na região continental da cidade.

Ainda nesta manhã, a Defesa Civil do estado anunciou o fechamento das comportas das barragens sul e oeste do Rio Itajaí-Açu. A decisão foi tomada após a região do Alto Vale registrar uma média de chuvas maior que 30mm e o nível do rio atingir 4,5 metros em Rio do Sul. Além disso, foi levada em consideração a previsão de chuva intensa que deve atingir a região ainda entre esta terça e quarta-feira (31).
Estragos causados pelas chuvas
Segundo a prefeitura de Florianópolis, a capital registrou 188.5 mm de chuvas em 24 horas, com as regiões central e sul sendo as com maior precipitação. No total, foram registradas 27 ocorrências, dois deslizamentos, duas vias danificadas, três quedas de muros, um desabamento parcial, múltiplos alagamentos e duas quedas de árvores. Não houveram vítimas.
Ainda em Florianópolis, um veículo ficou quase totalmente submerso na Rua São Jorge, no Centro da cidade e precisou de auxílio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) para ser retirado do local.
Além da capital, os municípios que registraram os maiores volumes de chuva foram Agrolândia (141.8 mm), Palhoça (132.8 mm), São José (116.1 mm) e Jaraguá do Sul (103.2 mm). Em Palhoça, na Grande Florianópolis, uma idosa precisou ser resgatada de dentro de casa pelos bombeiros, após a água entrar na residência.

A cidade de Treze Tílias também foi arrasada pelo volume da água, que chegou aos 100 mm em apenas três horas. Nas imagens compartilhadas nas redes sociais é possível ver que diversas ruas foram completamente tomadas pela água da chuva, que chegou a inundar comércio e residências. Em um dos vídeos, alimentos de um mercado aparecem boiando na água do lado de dentro do estabelecimento. As equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros seguem atuando em ocorrências no município.
*Estagiário sob supervisão de Fernando Bortoluzzi
Vai chover na virada de ano? Veja a previsão para as regiões de SC
Durante o último dia do ano, condição é de forte instabilidade, mas tempo muda ao anoitecer
As últimas horas de 2025 e as primeiras de 2026 serão marcadas pela instabilidade em boa parte de Santa Catarina. Na hora da virada, o fenômeno tende a ser menos intenso e a virada do ano deve acontecer com chuvas fracas e isoladas no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Médio e…








