23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Alunos da Capital participam do projeto “Biblioteca para ler, ver, ouvir e sentir”

A Secretaria Municipal de Educação da Capital realizou o último encontro de 2022 do projeto “Biblioteca para ler, ver, ouvir e sentir”. A iniciativa da secretaria, trabalha a literatura inclusiva com crianças da rede municipal de ensino. A ação, que trabalha com a literatura inclusiva desde 2018, foi executada na Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, com a turma do 3° ano da Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa.

Com as crianças, a idealizadora do projeto e assessora do Departamento De Bibliotecas Escolares e Comunitárias (DEBEC), Angela da Gama, desenvolveu os eixos temáticos “Africano e Indígena” junto com o livro “A rosa Kaingang”, em formato de atividades interativas.

Guiados pela bibliotecária, Sandra Regina Fontes, a turminha, que possui pessoas com deficiência, pôde passear pela biblioteca, conhecendo toda a catalogação e os espaços, além de participar da escuta sensorial do livro “A rosa kaingang”, com exploração das sensações, vivência de experiências pelas diferentes formas de narrativas, cores, formas e sons.

 

O grupo também esteve nas estações de mediação de leitura, áreas em que a leitura é estimulada de diferentes formas, onde propostas como a análise de objetos kaingangs, jogo com caixinha de remédio associando figuras com frases do livro, leitura em linha, e estação de Braille foram realizadas.

Para finalizar o dia, a ilustradora Letícia Losso, enviou como presente para a garotada, através de QR code, um tutorial de pintura para que as crianças pudessem colorir sua gravura junto com a professora na escola.

Em maio de 2023, o projeto “Biblioteca para ler, ver, ouvir e sentir”, voltará a realizar encontros de estímulo constante à literatura e de acesso à cultura através das diferentes materialidades e narrativas com as crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis.

Confira imagens do projeto:

Foto: PMF/Reprodução