23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Alunos de escolas de Joinville conquistam 58 medalhas na etapa nacional da OBMEP

Segunda etapa da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi realizada em outubro

Alunos da Rede Municipal de Ensino do município de Joinville, no Litoral Norte de Santa Catarina, conquistaram 58 medalhas na etapa nacional da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023. Os resultados foram divulgados nessa quarta-feira (20) pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Entre os premiados, está o aluno Isaac de Santiago Vieira, do 8º ano da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, que conquistou a medalha de ouro na competição. Além disso, 18 estudantes receberam medalhas de prata, enquanto outros 39 alunos ficaram com o bronze.

A 18ª edição da OBMEP teve a primeira fase realizada em 30 de maio, com a participação de 53 unidades escolares de Joinville. Foram 1.217 alunos da Rede Municipal de Ensino, sendo 624 estudantes do nível 1 (6º e 7º anos) e 593 do nível 2 (8º e 9º ano), classificados para a segunda etapa, que ocorreu em 7 de outubro.

“Entendemos que a participação dos estudantes em competições como a OBMEP é mais uma oportunidade para que eles desenvolvam seus talentos. Além disso, o excelente desempenho dos alunos na edição deste ano reforça também a qualidade da nossa educação municipal”, afirma o secretário de Educação, Diego Calegari.

A 18ª OBMEP ainda reconheceu sete professores da Rede Municipal de Ensino considerados destaques entre os educadores brasileiros devido ao engajamento das turmas e resultados dos alunos na OBMEP. As escolas municipais Pedro Ivo Campos, Thereza Mazzolli Hreisemnou e Virgínia Soares também foram reconhecidas pelo alto desempenho dos estudantes na competição nacional.

 

Premiação regional

Neste ano, a OBMEP também criou a premiação regional da competição, uma novidade que contemplou mais de 20 mil alunos em todo o Brasil. O número de medalhas foi calculado de acordo com o desempenho de cada unidade federativa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

As escolas municipais de Joinville somaram 143 medalhas na premiação regional, com nove medalhistas de ouro, 41 medalhistas de prata e outros 93 alunos que receberão medalhas de bronze pelo desempenho nas provas.

 

Foto: Divulgação/PMJ