17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Alunos de Joinville vencem competição de tecnologia e inovação nos Estados Unidos

Fotos: Divulgação/PMJ

Equipe com jovens de 8 a 10 anos desenvolveram soluções inovadoras utilizando peças de LEGO

Alunos da Escola Municipal Padre Valente Simioni, de Joinville, no Norte do estado, conquistam um troféu em uma competição nos Estados Unidos que teve como foco o uso de peças de LEGO para a construção de soluções tecnológicas e inovadoras.

A equipe Los Valentitos é composto por alunos com idade de 8 a 10 anos e foi o único time de representantes brasileiros da categoria Explore do evento internacional World Festival, da First Lego League, realizado nesse sábado (20).

 

Os estudantes participaram dos três dias de evento, que iniciou na quinta-feira (18) com a montagem dos estandes. Eles apresentaram o projeto desenvolvido para a competição e foram premiados com o troféu de “Team poster awards”, pela melhor explicação do projeto. Ao todo, eram cinco subcategorias dentro da categoria Explore.

“Quando ouvi que ganhamos, dei um pulo e gritei de felicidade. Estou muito feliz de ter ganhado um troféu mundial”, descreveu o aluno Bernardo Alano Schmidt.

Para a professora integradora de mídias e metodologias, Gilmara dos Santos, que acompanha a equipe, a conquista é a concretização do sonho e trabalho da equipe. “É uma sensação indescritível, o coração está transbordando de alegria. Para mim, enquanto professora, é fantástico poder proporcionar um momento único como esse para os alunos”, explicou.

Para viabilizar a viagem aos EUA, a equipe fez uma vaquinha online por meio da Associação de Pais e Professores (APP) da escola e também arrecadou recursos com empresas, alcançando o total de R$ 120 mil. Os fundos foram usados para todo o custeio da equipe Los Valentitos para a competição.

Projetos desenvolveram soluções inovadoras

Os estudantes ganharam a vaga para o World Festival com um projeto em que desenvolveram soluções inovadoras para levar energia renovável para localidades de Joinville. Eles pesquisaram sobre as necessidades da comunidade da Vigorelli e como poderiam fornecer energia limpa e sustentável. O trabalho foi desenvolvido antes da Prefeitura de Joinville começar a revitalização da região.

Uma das soluções foi a proposta de instalação de uma roda d’água para geração de energia para a comunidade, enquanto a outra ideia sugere a utilização de placas solares para gerar energia limpa e renovável aos moradores. O projeto foi reconhecido na etapa nacional da First Lego League, em que conquistou o primeiro lugar na categoria “Projeto de Inovação”, em 2023.

Para a etapa internacional, em que o tema aborda a junção de arte e tecnologia, a equipe desenvolveu uma nova solução. O projeto tem a proposta de viabilizar, de forma online, todas as apresentações da escola, fazendo com que qualquer pessoa possa acompanhar a partir de um equipamento eletrônico. A ideia surgiu após visita das crianças à Escola do Teatro Bolshoi.