Mais de 460 medicamentos sem registro sanitário no Brasil eram transportados por três homens após viagem ao Paraguai
Medicamentos para emagrecimento e anabolizantes de origem estrangeira, sem registro no Brasil, foram apreendidos na manhã de terça-feira (30), em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. O material estava em um carro ocupado por três homens, que retornavam de uma viagem ao Paraguai, e totalizava 467 unidades de produtos de uso proibido no país.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A apreensão foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma fiscalização de rotina na BR-101, que corta o município. Após a abordagem, os agentes realizaram uma vistoria detalhada no veículo. Os policiais localizaram o material ilegal dentro de duas bolsas, divididos em centenas de frascos. Nenhum dos ocupantes apresentou prescrição médica ou autorização legal para transportar os medicamentos, que têm a importação proibida no Brasil sem o devido registro nos órgãos de vigilância sanitária.
Os produtos apreendidos, o veículo e os três envolvidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Itajaí. Eles podem responder por crimes de contrabando e contra a saúde pública.
De acordo com a legislação brasileira, a importação, transporte ou comercialização de medicamentos sem registro nos órgãos competentes é considerada infração grave, com penas que podem chegar a até 15 anos de reclusão, a depender do enquadramento judicial e da gravidade da conduta.
*Com revisão de Fernando Bortoluzzi
Confira os feriados nacionais e pontos facultativos de 2026
Dos 10 feriados nacionais, apenas um cai no fim de semana
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou nesta terça-feira (30) a portaria que estabelece os feriados nacionais e pontos facultativos de 2026. Dos 10 feriados nacionais, apenas um cai no fim de semana – o da Proclamação da República, em 15 de novembro, um domingo.





