Imunizante é o primeiro no mundo capaz de oferecer proteção com apenas uma dose
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (26) a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A é o primeiro no mundo capaz de proteger com apenas uma dose. A expectativa é que o Ministério da Saúde incorpore a vacina ao calendário nacional de vacinação, com oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Mesmo antes da aprovação, o Butantan havia iniciado produção da Butantan-DVem seu parque industrial. Mais de 1 milhão de doses estão prontas para a distribuição ao Programa Nacional de Imunização (PNI). A Anvisa também autorizou estudos para avaliar a aplicação da vacina em pessoas de 60 a 79 anos.
A dengue segue como um dos principais desafios de saúde pública no país. Desde o começo dos anos 2000, mais de 20 milhões de brasileiros foram acometidos pela doença. Em 2024, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, quatro vezes mais do que em 2023, de acordo com o Ministério da Saúde. Até meados de novembro deste ano, foram notificados 1,6 milhão de casos prováveis.
Um relatório publicado na revista Human Vaccines & Immunotherapeutics destaca que vacinas com esquema de dose única favorecem maior adesão da população, simplificam campanhas e permitem ampliar rapidamente a cobertura vacinal em cenários de emergência sanitária.
No início de novembro já havia a previsão de aprovação da vacina da dengue do Butantan pela Anvisa. O diretor da Agência, Daniel Pereira, afirmou que “a vacina de dengue do Butantan é um processo prioritário para a agência”, ressaltando que a análise exigiu “muitas horas” de discussão técnica com especialistas externos.
Para aumentar a produção do imunizante, o Instituto Butantan fechou uma parceria internacional com a empresa chinesa WuXi.
*Com revisão de Fernando Bortoluzzi
Casa escondia estufas com 35 pés de maconha e 94kg de drogas em Joinville
Local era utilizado como ponto de produção e armazenamento de diversos entorpecentes
Um ponto de produção e tráfico de drogas foi desarticulado pela Polícia Militar (PMSC) em Joinville, no Norte de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (25). Quatro estufas completas com 35 pés de maconha e mais de 94 quilos de drogas foram apreendidos no local.





