21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Anvisa determina volta do uso de máscaras em aeroportos e aviões

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na última terça-feira (22), o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos de todo o país e aeronaves, diante dos novos casos de Covid-19 no país. A decisão começa a valer a partir de sexta-feira (25).

O diretor Daniel Pereira, relator da matéria, sugeriu o reforço na recomendação do uso de máscaras por viajantes. No entanto, diante do aumento de casos de Covid-19 no país, a diretoria colegiada entendeu ser necessária a retomada do uso das máscaras de proteção facial em aeroportos e aeronaves. A agência ressalta que as máscaras devem ser utilizadas ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz, queixo e boca.

A obrigação será dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, bem como no caso de crianças com menos de três anos de idade.

 

As pessoas devem usar a máscara também nos veículos utilizados para deslocamento de viajantes para embarque ou desembarque. As máscaras utilizadas nesses ambientes não podem ser de acrílico ou de plásticos ou dotada de válvulas de expiração. Lenços bandanas de pano ou qualquer matéria de uso não profissional e protetor facial (face Shield), isoladamente, também não podem ser usados.

Veja na reportagem do Band Cidade:

Foto: Freepik/Reprodução