Medida preventiva suspende comercialização e uso de lotes específicos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (7), a Resolução nº 32/2026, que proíbe a venda, a distribuição e o uso de determinados lotes de fórmulas infantis de marcas associadas à Nestlé Brasil Ltda. por risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo o texto da medida, a ação tem caráter preventivo, após a detecção da toxina em ingredientes usados na produção de alguns lotes em uma fábrica localizada na Holanda. A descoberta motivou a Nestlé a iniciar um recolhimento voluntário desses produtos no Brasil e em diversos países do mundo.
Marcas e Lotes Afetados
Estão incluídos na proibição lotes de fórmulas das marcas:
- Nestogeno
- Nan Supreme Pro
- Nanlac Supreme Pro
- Nanlac Comfor
- Nan Sensitive
- Alfamino
Os números específicos dos lotes afetados foram detalhados na Resolução 32/2026, publicada no Diário Oficial da União. Os demais lotes dessas linhas não foram impactados pela medida.
Riscos à Saúde e Orientações
O consumo de alimentos contaminados com cereulide pode causar sintomas como:
- Vômitos persistentes
- Diarreia
- Letargia — caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e dificuldade de reação ou expressão emocional.
A Anvisa reforça que pais e responsáveis verifiquem o número do lote impresso no produto. Caso o lote esteja entre os listados para recolhimento, o produto não deve ser utilizado. Para orientações sobre troca, devolução ou reembolso, é recomendado o contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Nestlé, cujo telefone e e-mail estão indicados nas embalagens.
Em caso de sintomas após o consumo do produto, a agência recomenda procura imediata de atendimento médico, com, se possível, a apresentação da embalagem do alimento ingerido.
Nota da Nestle
A Nestlé Brasil está realizando um recall voluntário e preventivo de alguns lotes de fórmulas infantis (confira a relação completa com todos os lotes afetados no final do texto). Em análises periódicas de qualidade, a empresa identificou a possível presença da substância Cereulide, produzida pelo microorganismo Bacillus cereus, em um dos ingredientes utilizados em suas fórmulas.
Comumente encontrado em matérias-primas e ocasionalmente em alimentos, como leite e produtos lácteos, o Bacillus cereus é um microrganismo que, normalmente, não tem impacto na segurança alimentar. No entanto, ele tem o potencial de produzir substâncias, como a cereulide, que pode causar reações adversas em alguns casos, como vômitos persistentes, diarréia e/ou letargia incomum – sintomas que podem ocorrer até seis horas após o consumo. É importante destacar que, até o momento, nenhuma ocorrência confirmada de tais sintomas foi reportada à Nestlé em qualquer parte do mundo.
A Nestlé está atuando em estreita cooperação com as autoridades responsáveis e reafirma que qualidade e segurança alimentar são prioridades inegociáveis. A companhia adota rigorosos padrões de controle de qualidade e rastreabilidade, em constante aprimoramento, com o objetivo de prevenir inconformidades em seus produtos. Na eventual identificação de uma falha, a Nestlé atua com transparência, responsabilidade e agilidade para evitar ou reduzir qualquer tipo de impacto ao consumidor.
O que fazer em caso de consumo do produto? Quais sintomas devem ser observados?
Sintomas podem incluir vômitos persistentes, diarreia ou letargia incomum, geralmente aparecendo em até 6 horas após a exposição.
Se os sintomas não aparecerem, não há motivo para inquietação quanto a qualquer impacto na saúde. Se tiver alguma preocupação com a saúde ou nutrição da criança, recomendamos que o consumidor fale com o seu pediatra ou profissional de saúde.
Independentemente da presença de sintomas, os pais e cuidadores devem interromper o uso do produto, de acordo com o aviso de recall.
Mais de 1 tonelada de maconha é apreendida em um dia no estado
Ilícitos foram encontrados em duas operações ao longo desta terça
Mais de uma tonelada de maconha foi apreendida em duas operações realizadas nesta terça-feira (6) pela Polícia Militar de Santa Catarina. As ações ainda resultaram na prisão de três indivíduos pelo crime de tráfico de drogas e foram realizadas nos municípios de Araranguá, no Sul do estado, e em Joinville, no Norte Catarinense, onde um carro com duas crianças transportava os ilícitos.







