Programa ReabilitaCão teve início na Penitenciária de Itajaí e é referência em ressocialização
Um programa que é referência nacional por aliar a ressocialização de apenados ao cuidado com cães vítimas de maus-tratos será expandido para o município de Lages, na Serra Catarinense. Idealizado na Penitenciária Masculina de Itajaí, no Litoral Norte, o ReabilitaCão promove cursos de qualificação como auxiliar de veterinário e técnicas de banho e tosa para pessoas privadas de liberdade.
Um convênio firmado oficializa a implantação do projeto no Presídio Masculino de Lages. A assinatura contou com a participação da prefeita Carmen Zanotto e dá início às tratativas para elaboração do projeto, definição das obras e estrutura necessária para dar início às atividades no município.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Idealizado pela policial penal Bruna Longen, com apoio da Justiça Estadual e recursos da Justiça Federal, o ReabilitaCão possibilita que internos selecionados por uma equipe multidisciplinar desenvolvam habilidades emocionais importantes para a reintegração social através das oficinas e as atividades propostas.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), além da adesão de Lages, o projeto também pode ser expandido para São Pedro de Alcântara. Reconhecido pelo impacto social e ambiental, o programa foi vencedor do 27º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Bem-Estar Animal — a principal distinção ambiental da região Sul do Brasil, com quase 3 mil cases inscritos.
A secretária Danielle Amorim Silva destacou a importância da iniciativa. “Já havíamos visitado o projeto em Itajaí e agora vamos trazer essa iniciativa para Lages. É uma grande satisfação fazer parte desse momento. Acredito que esta será a segunda unidade prisional do Estado a implantar o ReabilitaCão, um programa que transforma vidas tanto dentro quanto fora dos muros do sistema prisional.”
Criança é atendida em estado grave após atropelamento
Vítima andava de bicicleta quando foi atingida e precisou ser resgatada de helicóptero
Uma criança de 12 anos de idade ficou em estado grave após ser atropelada na tarde desta sexta-feira (11) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A vítima precisou ser resgatada pelo helicóptero do Serviço Aeropolicial (Saer/Fron) na Avenida Leopoldo Sander e levada com urgência para o Hospital Regional do Oeste (HRO).