23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Apenas 44% do público alvo foi vacinado contra a gripe em Santa Catarina

Foto: Divulgação / SES

Ainda assim, estado é o 4º com maior cobertura vacinal do grupo prioritário

Mesmo longe de atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), Santa Catarina é o 4º estado do país com a maior cobertura vacinal contra a gripe. Os dados foram contabilizados com o encerramento da Campanha de Vacinação na última sexta-feira (31).

No estado, 44,28% do público alvo foi imunizado, o que inclui gestantes puérperas, idosos, crianças e povos indígenas vivendo em terras indígenas. A nível nacional, este número ficou em apenas 37,56%, bem longe da meta de 90% estabelecida pelo MS.

 

O grupo com menor adesão à vacinação em SC foi o de puérperas, mães até 45 dias após o parto (24%); seguido pelas gestantes (29%); crianças até 5 anos (37%); idosos (48%) e povos indígenas (54%).

Internações por gripe em alta

Por conta da baixa procura pelas doses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que, mesmo com o fim da Campanha, a vacina contra a gripe continua disponível em todos os municípios catarinenses até o fim dos estoques. Isso porque esses índices de vacinação preocupam a SES, que tem registrado um aumento no número de internações e mortes causadas pelo agravamento de doenças respiratórias, entre elas a influenza (gripe).

De janeiro a maio deste ano foram confirmados 729 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza no estado. O número é pouco menos que o dobro do registrado no mesmo período de 2023, quando foram confirmados 403 casos. Deste total de 729, mais da metade dos casos ocorreu em crianças de 0 a 9 anos (303) e em idosos com 60 anos ou mais (243). Com relação às mortes, foram 38 de janeiro a maio de 2024, sendo que 76% foram de idosos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica (DIVE), reforça o pedido para que a população, mesmo com o fim da Campanha, busque os postos de saúde para tomar a vacina contra a gripe. “Especialmente para aquelas pessoas que estão em um dos grupos prioritários, como as crianças, os idosos, as gestantes, entre outros, fica o nosso apelo para que aproveitem a oportunidade antes da chegada do inverno para se vacinar e se proteger da gripe”, ressalta o diretor.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no dia 25 de março em todo o estado de Santa Catarina apenas para a população dos grupos prioritários. No entanto, em decorrência da baixa adesão, no dia 3 de maio, a vacinação foi ampliada para toda a população acima de 6 meses de idade. A vacina é gratuita e está disponível em todos os municípios.