14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Após 40 dias chega ao fim a greve na UFSC

As atividades laborais dos professores retorna nesta terça-feira (18). Imagem: Portal UFSC / Henrique Almeida

Professores retornam as atividades, mas o início das aulas ainda não foi informado.

Em comunicado os professores da Universidade Federal de Santa Catarina informou que a paralisação chegou ao fim. A decisão foi tomada em assembleia realizada na última segunda-feira (17). No texto encaminhado a imprensa os docentes apontaram os resultados do movimento.

Após 40 dias de greve os professores ressaltaram que o movimento “colocou em pauta a educação pública federal, a situação de sucateamento das universidades públicas e a necessidade de recomposição do orçamento, bem como as diferenciações e hierarquias na carreira docente e as perdas salariais”.

As atividades laborais dos professores retorna nesta terça-feira (18), mas isso não significa o retorno imediato às aulas. Os profissionais levam em conta ainda a greve dos discentes e dos TAES em curso e é necessário o planejamento de retorno total das atividades de forma unificada em todo Campus.

“É preciso que sejam feitos ajustes necessários para a reposição das aulas, o que também deverá ser orientado pela PROGRAD e pelo CUn. O desafio será o de respeitar as particularidades de cada curso/setor e de cada categoria combinado à necessidade de pensar a universidade na sua totalidade, sem fragmentá-la. Para tanto, é fundamental que o início do segundo semestre de 2024 seja unificado”, disse o comunicado.