15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Após calor extremo, semana terá frente fria e temporais em SC; veja previsão

Onda de calor persiste até esta terça (13), mas será seguida por tempo instável e temperaturas amenas

Com temperaturas que, pontualmente, podem alcançar os 40ºC nesta segunda-feira (12) em algumas regiões de Santa Catarina, a semana começa com últimos dias de carnaval de calor intenso, antes de uma virada no tempo que pode trazer chuva e temporais a todo o estado. Confira a previsão completa para a semana.

A onda de calor que atinge Santa Catarina há vários dias e tinha previsão para encerrar no domingo (11) permanece atuando no estado até a terça-feira (13). Este padrão deve ser quebrado entre a tarde da terça e a quarta-feira (14) com a passagem de uma frente fria, que vai favorecer maior presença de nuvens e condições para chuva e temporais em grande parte do estado.

Segunda-feira

Nesta segunda, a onda de calor atinge seu pico no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, onde as máximas podem chegar até superar os 38°C em alguns municípios. Nestas regiões, a frente fria já deve chegar na terça pela manhã, e a nebulosidade e chuva a ela associada fazem com que as temperaturas decaiam em relação à segunda, com máximas previstas entre 32°C e 34°C. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, as máximas variam entre 36°C e 39°C, podendo chegar aos 40°C em alguns municípios do Médio Vale do Itajaí.

O dia tem predomínio de sol entre poucas nuvens em grande parte do estado, mas entre a tarde e à noite pode ocorrer temporais isolados entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul com risco baixo para ocorrências associadas.

Terça-feira

Na terça-feira (13) de carnaval, a passagem de uma nova frente fria favorece temporais e chuva intensa em todo o estado. A chuva começa nas áreas de divisa e se espalham pelas demais regiões entre a tarde e a noite. A Defesa Civil alerta que há risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e também para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo.

O amanhecer marca de 17°C a 20°C entre os planaltos e Meio-Oeste e de 23°C a 28°C nas demais áreas. A tarde ainda marcam temperaturas na casa dos 30°C em todas regiões, com os maiores valores previstos para as áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde podem marcar valores de 35 a 40°C.

Quarta-feira

Na quarta-feira (14), a frente fria provoca uma virada no tempo em relação ao padrão da última semana. O dia será marcado por tempo nublado e chuvoso. O sistema deve organizar os ventos soprando com intensidade moderada do oceano para o continente, transportando umidade para o estado e mantendo o tempo fechado. Por consequência do tempo encoberto, as temperaturas já não sobem tanto, marcando valores abaixo de 23°C em todo o centro-leste. Permanece risco moderado para danos associados às chuvas, como alagamentos e enxurradas pontuais.

Quinta e sexta-feira

Na quinta-feira (15), a frente fria se afasta de SC, mas a influência de uma área de baixa pressão mantém a condição para temporais entre o Grande Oeste e os planaltos. Estas condições se estendem para a sexta-feira (16), com previsão para pancadas de chuva e temporais isolados, em especial no Grande Oeste. A nebulosidade e chuva mantém as temperaturas amenas no período.