Comissão irá investigar o modus operandi das facções e buscar soluções adequadas para o combate
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), informou nesta quarta-feira (29), em Brasília, que determinou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado para a próxima terça-feira (4). Ela irá apurar a estruturação, expansão e funcionamento do crime organizado com foco na atuação de milícias e facções.
“É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, disse Alcolumbre, por meio de nota. Segundo o presidente, a instalação da CPI foi determinada após entendimentos com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), um dos autores do requerimento para a criação da comissão.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A ação ocorre um dia após a Operação Contenção, realizada nessa terça-feira (28) pelas polícias civil e militar do Rio de Janeiro. Os alvos eram membros da facção Comando Vermelho, que domina o território dos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio.
A ação resultou em 119 mortos, sendo 115 civis e quatro policiais. Os números foram foram atualizados nesta tarde pelo secretário de Polícia Civil do RJ, Felipe Curi. Autoridades de segurança pública admitem que o número de mortos ainda pode aumentar.
No total, foram feitas 113 prisões, sendo que 33 eram pessoas de outros estados que atuavam no Rio de Janeiro. Além disso, 10 adolescentes foram encaminhados a unidades socioeducativas.
Como vai funcionar a CPI
O colegiado será composto por 11 senadores titulares e sete suplentes, que terão o prazo de 120 dias para apurar a atuação, a expansão e o funcionamento de facções e milícias no país.
Caberá aos senadores investigar o modus operandi das organizações criminosas, as condições de instalação e desenvolvimento em cada região, “bem como as respectivas estruturas de tomada de decisão, de modo a permitir a identificação de soluções adequadas para o seu combate, especialmente por meio do aperfeiçoamento da legislação atualmente em vigor.”
*Com informações de Agência Brasil
Carro de luxo com R$7 mil em dívidas é guinchado em Balneário Camboriú
Motorista tentou regularizar situação, mas não conseguiu até a chegada do guincho
Um Porsche Panamera 4 – carro de luxo esportivo avaliado em até R$ 742 mil, segundo a tabela FIPE – foi guinchado na tarde desta terça-feira (28) em Balneário Camboriú. O veículo estava estacionado na Avenida Normando Tedesco, na altura da Rua 4400, Barra Sul da cidade.





