12 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Árbitra catarinense é destaque nacional em 2025 e recebe prêmio de melhor VAR

Foto: Staff Imagens/CBF
Charly Deretti teve um ano de 34 partidas a nível nacional e foi a única brasileira na Copa do Mundo Feminina sub-17

A arbitragem catarinense é destaque nacional tanto nas competições masculinas, com Ramon Abatti Abel sendo selecionado para apitar em competições internacionais pela FIFA, quanto nas femininas. Charly Wendy Straub Deretti, vinculada à Federação Catarinense de Futebol, foi eleita a melhor VAR do Campeonato Brasileiro Feminino em premiação realizada na noite desta segunda-feira (8) no Rio de Janeiro. Integraram junto com ela o melhor time de arbitragem: a árbitra Déborah Correia, as assistentes Leila Naiara e Maira Moreira, além da AVAR Amanda Matias.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A premiação reconhece uma grande temporada da jaraguaense, que atuou em 34 partidas válidas por competições da CBF, nas funções de árbitra, quarta árbitra, VAR e AVAR. Ela foi escalada para partidas da Supercopa do Brasil Feminino; Brasileiro Femino A1 e A2; Brasileiro das Série A, B, C e D; Copa do Brasil Masculino e Feminino; além dos Brasileiros Sub-17 e Sub-20 Feminino. Apesar de ter atuado em diferentes funções, foi na arbitragem de vídeo que ela teve o maior sucesso, sendo homenageada como a melhor do país.

O ano dela também foi especial a nível internacional, sendo a única brasileira presente na Copa do Mundo Feminina sub-17, realizada em Marrocos. Lá, ela atuou em seis partidas, variando entre árbitra principal e quarta árbitra. O destaque foi na partida entre México e Itália, em partida válida pelas quartas de final da competição.

Foto: Divulgação

Ramon Abatti Abel

O ano de Ramon Abatti Abel foi de muitos altos, sendo convocado pela FIFA para integrar o time de arbitragem na primeira edição da Copa do Mundo de Clubes. Na competição, realizada nos Estados Unidos, ele apitou uma partida do Real Madrid, na qual a equipe venceu o Pachuca, do México, por 3×1. Ele também é um dos cotados para apitar jogos na Copa do Mundo de 2026, realizada na América do Norte.

Foto: FCF/Divulgação

No entanto, o desempenho dele no ano foi manchado pela arbitragem que fez em um jogo entre São Paulo e Palmeiras, válido pelo Campeonato Brasileiro. Ele foi suspenso por um prazo de 40 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por não aplicar corretamente as regras do jogo.

           

             

Operação contra venda de produtos falsificados apreende R$ 1,5 milhão em produtos

Foram confiscadas cerca de 50 mil peças que imitavam artigos de luxo

Um esquema milionário de venda de roupas de luxo falsificadas foi desarticulado nos municípios de Brusque e Guabiruba, no Vale do Itajaí, com a apreensão de R$ 1,5 milhão em produtos. A carga foi localizada dentro de quatro galpões e três residências de suspeitos apontados como sócios das empresas investigadas. Ao todo, foram sete mandados de busca e apreensão cumpridos nos dois municípios nesta quinta-feira (11).

Continue lendo