14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Área equivalente a 490 campos de futebol deve ser integrada a SC; entenda

Foto: Divulgação/Instituto da Água e Terra (IAT)

Revisão da área de divisa interestadual descobriu novos marcos históricos em propriedade

Uma análise técnica resultou em descobertas que devem alterar os limites políticos entre Santa Catarina e o Paraná. Isso porque marcos históricos encontrados em uma propriedade rural levaram à conclusão de que uma área equivalente a 490 campos de futebol, considerada território paranaense, agora vai pertencer a Santa Catarina

O levantamento foi realizado em conjunto entre o Instituto da Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Planejamento do Paraná, e a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) de Santa Catarina. O trabalho de revisão da área de divisa interestadual, a pedido de um morador da região, foi conduzido pelos técnicos do IAT no limite entre os municípios de Guaratuba e Tijucas do Sul, no Paraná; e Garuva, Campo Alegre e Itapoá, em Santa Catarina.

Os achados, até então desconhecidos dos estados, têm data entre 1916 e 1922. Localizados em área de preservação permanente e de vegetação densa, pelo menos seis marcos de divisa foram identificados. A coleta das coordenadas foi realizada com tecnologia avançada de alta precisão e constatou as inconsistências nos marcos físicos usados para delimitar a atual divisão territorial entre os estados nos mapas.

“Teremos uma credibilidade maior na coleta de dados para o censo demográfico e agropecuário, e um repasse mais justo de recursos financeiros do ICMS ecológico aos municípios”, diz o engenheiro florestal da Diretoria de Gestão Territorial (Diget) do Instituto Água e Terra.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O Secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, afirma que os trabalhos de revisão das divisas dos estados são realizados de forma conjunta entre Santa Catarina e Paraná. “E após a etapa de campo realizada na última semana, serão elaborados os pareceres e relatórios técnicos que serão analisados em conjunto entre Seplan e IAT”, esclarece Usuy. A apresentação do relatório para validação das informações deve ocorrer ao longo deste mês.