13 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Assembleia Legislativa reabre inscrições para concurso público 

Em fevereiro do ano passado, o concurso da Alesc, previsto no edital 001/2023, chegou a ser lançado, mas, foi suspenso em seguida. Segundo informações, havia necessidade de adequação legislativa dos requisitos de ingresso e especificação dos cargos, entre outros itens. Agora, em 2024, desde a quinta-feira, 8, já com as correções, as inscrições foram novamente abertas, e se estendem até o dia 20 de março. O concurso prevê 29 vagas para cargos efetivos de nível superior. As vagas oferecidas são para Analista Legislativo nível III, nas especialidades de Informática, Engenharia Civil, Medicina do Trabalho, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e, ainda, para graduação em qualquer área do conhecimento. Conforme determina a legislação estadual, 5% das vagas ofertadas ou que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso serão reservadas para pessoas com deficiência.

Edital

O edital completo e demais informações estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso. Para efetuar a inscrição, o interessado deverá acessar, via Internet, o endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/alesc24 até às 16h do dia 20 de março de 2024, de acordo com o horário oficial de Brasília. O concurso será realizado somente na cidade de Florianópolis, em 12 de maio deste ano. Os locais das provas também serão divulgados no endereço eletrônico especificado acima.

Ano eleitoral não vai prejudicar o trâmite das matérias na Alesc

Deputado Mauro de Nadal assegura que a tramitação de projetos não será prejudicada, em função do período eleitoral / Foto: Bruno Collaço / Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal afirmou que a Casa, em razão do ano eleitoral, não vai sofrer qualquer prejuízo em seu plano de trabalho para o ano legislativo. Esclareceu, no entanto, que os trabalhos devam sofrer adaptações, pois, os deputados têm envolvimento com as campanhas municipais. Mas a redução prevista das sessões, em especial nos meses de agosto e setembro, que antecedem o pleito, deve ser compensada com a intensificação do número de sessões, já a partir de março.

Projetos na pauta

A tramitação de projetos para a promoção da paz e cidadania nas escolas, a autorização para o Estado contrair financiamento para dragagens de rios e a aprovação de um fundo garantidor das contas do Iprev, para evitar um rombo nas contas públicas com o pagamento de aposentadorias de servidores, são alguns dos principais assuntos que serão debatidos na Assembleia Legislativa nos próximos meses. Além disso, Nadal assegurou que a Casa irá manter o debate e a análise de projetos desenvolvidos no ano passado, especificamente no que trata de garantir melhor qualidade e segurança no ambiente escolar.

Bancada do PL na Alesc tem novo líder

Marcius Machado, de barba, ao centro da foto, é o novo líder do PL na Alesc / Divulgação

O deputado Marcius Machado é o novo líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A definição aconteceu na terça-feira (05), após reunião com os demais deputados do partido. Vale lembrar que o Partido Liberal é composto por onze deputados, sendo a maior bancada partidária da Alesc. É também o partido do governador Jorginho Mello e vice-governadora Marilisa Boehm. A concessão é um reconhecimento ao deputado. Ao falar a respeito da nova responsabilidade, ele disse que vai desempenhar a função da melhor forma possível, com integridade, dedicação e foco no interesse público. As atribuições dos líderes de bancada estão previstas no Regimento Interno da Alesc e compete a eles, por exemplo, a indicação dos membros de seu partido ou bloco para as comissões da Casa. Também podem participar de comissões, sem direito a voto e de reuniões da Mesa Diretora da Alesc.