9 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Atenção: Quedas são a 3ª causa de mortes de idosos

70% das quedas de idosos acontecem em casa. Imagem: Free Pik.

Apenas no primeiro semestre o Corpo de Bombeiros de atendeu 823 ocorrências do tipo em Santa Catarina

O Brasil perdeu na última segunda-feira (04) uma das mais famosas vozes do país. O cantor Agnaldo Rayol morreu aos 86 anos após sofrer uma queda no apartamento onde morava em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o assunto é bastante sério, sendo que as quedas são umas das principais causas de morte de idosos e a terceira de pessoas com mais de 65 anos no Brasil.

Apenas no primeiro semestre, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu 823 ocorrências de queda de idosos. Isso representa uma média de 130 casos por mês, ou seja, mais de dois casos por dia. Na maioria dos casos, as vítimas são homens e em 80% dos casos existe a necessidade de encaminhamento para o Hospital. A região mais atingida é a cabeça.

Dados do MS alertam que 70% das quedas de idosos acontecem em casa, assim como o que ocorreu com Rayol. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) destaca que a maioria dos casos ocorrem em banheiros.

Foi um acidente dessa natureza que também vitimou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, 78 anos, no último mês, quando sofreu uma queda no banheiro no Palácio da Alvorada. Ele bateu a cabeça e teve uma hemorragia intracraniana. Apesar do susto, Lula conseguiu se recuperar bem e continuou com seus compromissos de trabalho.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Exercícios físicos ajudam na prevenção de quedas. Imagem: Free Pik.

Fatores que ampliam os riscos

Para a Dra. Alessandra Tieppo, geriatra e diretora da SBGG, com a idade ocorre a diminuição do equilíbrio, da visão e da audição, e isso também contribui no aumento das quedas. “Pisos escorregadios, tapetes, calçadas inadequadas, ambiente mal iluminados, pets ainda filhotes que podem enroscar no pé do idoso, ausência de corrimão, roupas muito compridas e móveis muito altos são alguns dos itens que podem levar o idoso a cair”, alerta.

A médica reforça que o sedentarismo, o uso excessivo de álcool, medicações não prescritas e até a negação da fragilidade pelo envelhecimento, contribuem para a ocorrência de acidentes domésticos. “É importante observar a iluminação da casa, se há objetos soltos no chão e analisar se tem a necessidade de se colocar corrimãos dentro da casa. Também é interessante colocar barras de apoio para evitar que algo mais grave aconteça”, recomenda a especialista.

Atividades físicas também contribuem para a prevenção dos acidentes, pois melhoram as articulações e desenvolvem os músculos, e com isso ajudam a recuperar a resposta de ação do idoso ao risco de queda.

Macabro: Idoso furta restos mortais da mãe e leva para casa

O cadáver da mulher foi encontrado sobre a mesa da cozinha

O caso um tanto macabro ocorreu em Garuva, no Norte catarinense na última segunda-feira (4). Uma denúncia realizada pelo irmão do idoso de 68 anos levou policiais militares até a casa do acusado, no bairro Rio da Onça. No local os militares encontraram restos mortais da mãe do idoso sobre a mesa da cozinha.

CONTINUE LENDO