23 de maio de 2024
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Atendimento para aprovação de projetos de construções é 100% digital em Criciúma

Moradores e profissionais da construção civil de Criciúma têm mais facilidade para solicitar os serviços públicos na prefeitura

A Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana conta com 21 tipos de serviços digitais, que dispensam a necessidade de deslocamento até a prefeitura e a impressão de cópias e documentos.

Desde o lançamento da plataforma Aprova Digitalm mais de 4 mil processos já tramitaram de forma rápida e segura, agilizando o trabalho dos profissionais que utilizam os serviços da secretaria. A prefeitura digital permite que ele acompanhe o andamento dos processos, em que departamento está, se existe alguma pendência e se precisa fazer algum ajuste.

A tecnologia substitui as etapas manuais e físicas do requerimento feito pelo cidadão e do trabalho de análise realizado pelo servidor. “As atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema vão para o piloto automático”, detalha o idealizador da plataforma, Marco Zanatta.

Ele conta que a tecnologia moderniza e agiliza a aprovação de projetos na área da construção civil e de outros segmentos com a prefeitura, gerando mais eficiência, economia e novos investimentos para o município.

 

O diretor de Tecnologia de Informação (TI) da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, diz que a plataforma é uma parte vital para os bons resultados obtidos pelo Município, porque garante a facilidade e a celeridade necessárias para que o cidadão se sinta motivado a utilizar os serviços públicos e investir no desenvolvimento local.

“O sistema possibilita aumentar a arrecadação de forma eficiente, sem onerar o cidadão com mais impostos. O uso da tecnologia nos permitiu agilizar e desburocratizar os processos da construção civil, atraindo investimentos e movimentando a economia sem deixar de lado a justiça fiscal”, reforça.

Na prefeitura já é possível aprovar projetos arquitetônicos em 4 dias e emitir uma licença para construção em 24 horas. Um dos serviços disponíveis em Criciúma, o alvará autodeclaratório – também utilizado na capital Florianópolis – é considerado o mais completo processo de licenciamento declaratório do país.

Com o sistema autodeclaratório, os interessados que cumprem todas as etapas do processo e fornecem corretamente os dados sobre o lote, propriedade e informações técnicas do projeto, conseguem emitir o alvará de forma imediata.

Como utilizar o atendimento digital em Criciúma

As solicitações devem ser feitas acessando o site (acesse clicando aqui). O primeiro passo é criar um cadastro gratuito na plataforma. Entre os serviços públicos digitais da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, estão disponíveis:

  • Alvará de Licença de Construção Autodeclaratório;
  • Análise e Aprovação de Projeto Arquitetônico;
  • Análise e Aprovação de Projeto Hidrossanitário;
  • Licença de Construção;
  • Vistoria Hidrossanitário;
  • Habite-se;
  • Licença de Demolição;
  • Vistoria de Demolição;
  • Regularização de Construção Existente;
  • Alteração de Dívidas;
  • Análise e Aprovação de Desapropriação;
  • Análise e aprovação de Desdobro;
  • Análise e aprovação de Desmembramento;
  • Análise e aprovação de Retificação;
  • Análise e aprovação de Retificação e Desapropriação;
  • Análise e aprovação de Unificação;
  • Análise e pré aprovação de processo de viabilidade para loteamento/Condomínio Horizontal;
  • Aprovação Final de Condomínio Horizontal de Lotes;
  • Aprovação Final de Loteamento;
  • Autorização de Ligação de Água/ Energia;
  • Terraplanagem.

Foto: Prefeitura de Criciúma/Reprodução

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