23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Atingidos por inundações em Itajaí têm até dia 25 para solicitar benefício

Moradores que estiverem em lista da Defesa Civil já podem solicitar liberação do FGTS; demais atingidos devem realizar cadastro

Os trabalhadores residentes em Itajaí, no Litoral Norte, que estiverem inseridos na lista de endereços ou comunidades rurais que foram atingidas por inundações entre os dias 17 e 19 de novembro de 2023 já podem solicitar a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), informa a Defesa Civil do município.

A lista de endereços pode ser conferida no site da Prefeitura de Itajaí. Os demais moradores que tiveram seus imóveis residenciais atingidos e não constam na lista elaborada pela Defesa Civil têm até o próximo domingo (25) para fazer um cadastro junto ao órgão. O registro será deferido ou indeferido posteriormente, assim que o órgão realizar a análise da situação do trabalhador cadastrado.

Já a requisição do benefício deve ser feita através do aplicativo FGTS da Caixa, disponível nos sistemas Android e iOS. Moradores que foram contemplados na listagem não precisam realizar cadastro no órgão de proteção e segurança.

 

Informações gerais sobre o saque

Por orientação da Caixa Econômica Federal, foram cadastrados apenas os endereços dos imóveis residenciais diretamente atingidos pela chuva, ou seja, que sofreram danos materiais.

De acordo com os critérios da Caixa, o trabalhador que possui saldo em conta vinculada de FGTS, que teve sua residência danificada pelo desastre natural reconhecido por meio de portaria do Governo Federal, e que não realizou saque por este motivo nos últimos 12 meses, está apto a requerer o benefício.

O valor do saque será equivalente ao saldo existente na conta vinculada, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00, por evento caracterizado como desastre natural.

Cadastro

Para realização do cadastro deverá ser enviada cópia de comprovante de residência, bem como foto(s) e/ou vídeo(s) que comprovem que a residência foi atingida diretamente. Após o período de cadastro, será divulgada nova data, no site do Município e da Defesa Civil de Itajaí , para que o trabalhador que teve a sua solicitação deferida realize o pedido de liberação do benefício junto à Caixa Econômica Federal. Esse pedido também deverá ser realizado pelo aplicativo FGTS.

 

Foto: PMI/Divulgação