17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Esportes

Atletas estrearão pistas do Skate Park do Continente com campeonato em Florianópolis

Circuito Brasileiro de Sakte será aberto com etapa STU Floripa, que contará com modalidade do Paraskate

Os atletas do Circuito Brasileiro de Skate STU Floripa vão estrear as duas pistas do primeiro Skate Park do Continente, no Abraão, aptas a receber campeonatos tanto nacionais quanto internacionais. A etapa na Capital de Santa Catarina abre a temporada do circuito nacional, que conta com as modalidades Street, Park e Paraskate. As competições iniciam nesta sexta-feira (2) e irão até o domingo (4). Dos competidores desta etapa, 12 são da Capital catarinense.

A inauguração desse novo espaço desportivo e de lazer de Florianópolis, no entanto, vai acontecer posteriormente ao evento do final de semana, ainda sem data definida. Só depois disso é que o local será aberto ao público em geral, e as pistas poderão ser utilizadas até mesmo pelos skatistas iniciantes.

As obras de transformação do Parque do Abraão no Skate Park, conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura, têm prazo até abril para serem concluídas. Construído de acordo com as normas e especificações da Confederação Brasileira de Skate, vai contar com a maior pista de skate Bowl/Park da cidade, além de ser a segunda maior do tipo de Santa Catarina, com 1.355,90 metros quadrados, e com uma pista de skate Street de 744,90 metros quadrados com arquibancada.

 

As pistas possuem detalhes estratégicos: o design curvo (mesmo da Street) harmoniza com a paisagem, e o concreto, permeado por áreas verdes e taludes gramados, a fim de minimizar o impacto visual dos volumes elevados.

Mas para a realização do STU Floripa, também já estarão disponíveis as áreas de quiosques para alimentação e de estar, um petplace e um estacionamento com 93 vagas. Somente após o evento é que serão finalizados os serviços complementares de recuperação do que for eventualmente danificado pela retirada da estrutura provisória montada para o evento, de colocação do mobiliário na área do Skate Park, e da vegetação no estacionamento. Além da iluminação pública, que ficará a cargo da Cosip.

Modalidade do Paraskate estará na disputa

Foto: Guilherme Brazzalle

Atletas que competirão em Florianópolis acreditam que com a presença em grandes eventos do skate brasileiro, o objetivo de se tornar um esporte presente no quadro das paralimpíadas fica ainda mais possível já que a modalidade teve um alto crescimento nos últimos anos. As competições do paraskate na etapa de Florianópolis acontecem na tarde do domingo (4).

“Nossa modalidade pode parecer até contraditória para uma pessoa com deficiência, devido aos riscos e manobras, mas o paraskate está aí para valorizar a inclusão e a representatividade e mostrar que nós também podemos andar de skate”, explica o presidente da Associação Brasileira de Paraskate, Vinicios Sardi. “Temos alguns grupos pelo Brasil e através da internet a gente consegue captar novos atletas que se interessam em conhecer o paraskate”.

Nos dias que antecedem o campeonato, os competidores já treinam na pista do Abraão e falam sobre a expectativa da competição, como explica Kaue Augusto, que veio de Minas Gerais para competir no STU. “Quando eu comecei a andar de skate, eu não acreditava. Hoje para mim é muito especial competir em um evento tão grande como STU”.

 

Foto: PMF/Divulgação