Mensagens circulavam na deepweb e davam indícios de novos ataques em escolas
As aulas no município de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, serão retomadas nesta terça-feira (12) após dois dias de suspensão por ameaças de ataques. Conforme anuncio divulgado nesta segunda-feira (11) pela gestão municipal, uma série de procedimentos será tomada para evitar pânico dos mais de 24 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
“É um momento de escuta, acolhimento e orientação, para que o retorno às aulas seja tranquilo após as notícias que impactaram 24 mil alunos e toda a comunidade escolar”, disse o secretário municipal da educação, André Luís da Silva.
As aulas estavam paralisadas desde a última sexta-feira (8), após mensagens trocadas na deepweb, que davam indícios de um ataque, serem vazadas. A tia de uma das alunas recebeu o alerta do suposto atentado pelo celular. Thaís saiu de casa correndo para buscar a sobrinha, Giovana, que estuda em uma escola pública. O crime estaria sendo planejado em um site de conversas.
“A minha mãe ficou super preocupada, eu disse “espera”, vamos esperar para ver a notícia. Aí eu fui buscar ela”, disse Thaís Knevitz. Segundo a gestão municipal, mensagens foram difundidas pela “dark web”, uma camada da internet de difícil rastreio e que é utilizada para o planejamento de ataques como o de uma creche em Blumenau, em 2023 – que deixou quatro crianças mortas.
“Nós recebemos um informe do Ministério da Justiça que repassa para os estados, eles monitoram essa as redes sociais. A partir do momento em que recebemos, começamos a fazer o planejamento de algumas ações que seriam desencadeadas na data, que estava ali indicando para onde as ameaças avisavam”, disse o coronel Luís Felipe Neves.
Barra é o único representante catarinense vivo na série D de 2025
Pescador eliminou o Cascavel após vitória por 3×0 em casa; Marcílio Dias e Joinville foram eliminados
Com a derrota do Joinville por 4×0 contra o Cianorte e a consequente eliminação do tricolor neste domingo (10) e a eliminação do Marcílio Dias para a Inter de Limeira no sábado (10), Santa Catarina só terá um representante nas oitavas de final da série D deste ano: o Barra. A vitória por 3×0 contra o Cascavel na Arena Barra, em Itajaí, classificou o “Pescador” para a próxima fase da competição. Como havia vencido o primeiro jogo por 1×0, a equipe de Balneário Camboriú avançou na competição.