7 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Cláudio Prisco

Aumento de deputados aprovado e elevação do IOF revogada

Foto: TVBV/Reprodução
Assista ao Comentário do Prisco desta quinta

Com 41 votos favoráveis e 33 contrários, o Projeto de Lei 177/2023, que prevê o aumento no número de Deputados Federais, foi aprovado no Congresso Nacional. Com isso, o número de parlamentares aumenta de 513 para 531. O aumento é baseado no censo demográfico do IBGE, que revelou aumento na população de alguns estados e, consequentemente, a representatividade deles também aumentaria. Dessa forma, Santa Catarina, ao lado do Pará, seria o estado com maior aumento, de 16 para 20.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

No entanto, esse aumento também deveria vir seguido de uma redução de representatividade por parte de outros estados. No entanto, após manifestações, só houve aumentos. O resultado disso é um aumento de R$ 66 milhões de despesas anualmente, em um momento em que uma queda nos gastos seria mais adequada.

Outras pautas movimentaram Brasília nos últimos dias. Uma das principais foi a aprovação em massa, tanto no Senado quanto no Congresso, da suspensão da medida provisória, imposta pelo presidente Lula, que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras.

Em Santa Catarina, a política foi movimentada pelo acréscimo de quatro cadeiras na Alesc e pela volta de Jorginho Mello ao poder, que estava sob responsabilidade de Francisco de Oliveira Neto, presidente do TJSC, enquanto o governador estava no exterior. Mal chegou e já vai viajar novamente. Desta vez, o destino será São Paulo, onde participa, ao lado de Bolsonaro, de uma grande mobilização na Avenida Paulista.

Veja

           

             

Maçarico que pode ter causado incêndio em balão é encontrado

Segundo delegados, esse era o último objeto que faltava para a investigação

Polícia Civil de Santa Catarina e da Polícia Científica deram mais um avanço nas investigações sobre a queda do balão de ar quente registrada no último sábado (21) em Praia Grande. Na tarde de hoje, equipes estiveram no local do acidente e encontraram o maçarico que, segundo o piloto, pode ser o causador do incêndio. Em relato, Elves de Bem Crescêncio afirma que viu o objeto ao lado do princípio de fogo, mas que não havia o utilizado naquele dia. Agora, a perícia vai analisar se o maçarico teve influência no desastre.

Continue lendo