“Leão” enfrenta o Barra em casa e o alvinegro faz uma reedição da final da Copa SC contra o Joinville fora de Florianópolis
A dupla da capital estreia nesta quarta-feira (7) no Campeonato Catarinense de 2026. Mais que o início do estadual, os jogos de Avaí e Figueirense também representam o início do ano das equipes. Nenhum dos dois teve um 2025 bom, com as metas do acesso não sendo cumpridas. A ansiedade para ambos os lados é grande e a expectativa é que este ano seja de mais alegrias do que o passado.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Avaí

O “Leão” vai estrear diante da torcida, no Estádio da Ressacada. A partida começa às 21h30 e o adversário promete não facilitar a vida dos mandantes. Com um ano de 2025 histórico, com título da série D e acesso à série C, o Barra chega com força para o Campeonato Catarinense. A estreia contra o atual campeão deve ser um combustível para o “Pescador”. Porém, essa empolgação toda não deve afetar a equipe avaiana. O atacante Talisson, reforço do time apresentado nesta terça-feira (6), acredita que o time está cascudo e vai fazer um bom campeonato.
“Eu vejo o grupo criando casca. É um grupo que está se formando agora, tem muito a evoluir, isso é fato, mas eu creio que ao decorrer do campeonato vai se encaixar mais e mais. Estou vendo um grupo bastante qualificado e creio que a gente vai se dar muito bem em 2026”, comentou.
Ele foi apresentado ao lado de Walison, lateral-direito também recém-chegado à Ressacada. Ele comentou que entrar no campeonato como atual campeão não é um fator que atrapalha a equipe, que vai jogar apenas com a responsabilidade de manter a taça no Sul da Ilha. “Acho que não chega a ter tanta pressão porque ela (taça do estadual) já está com a gente, então a única pressão é de mantê-la aqui. Acredito que a nossa equipe é muito forte, tanto mentalmente quanto fisicamente, e acredito que não exista tanta pressão. Pra gente o mais importante é que ela fique aqui com a gente”, disse.
Figueirense

Já o Figueirense começa a trajetória de 2026 exatamente como foi em 2026: contra o Joinville, no Norte do Estado. Este também foi o adversário alvinegro na final da Copa Santa Catarina de 2025, da qual saiu campeão após vitória por 6×2 no agregado. Por conta disso, o clima esperado na Arena Joinville para a noite desta quarta-feira (7) é de revanche pelo lado tricolor e de ansiedade, esperança e confiança pelo lado alvinegro.
“Um clima de revanche, de que eles têm que ganhar em casa e é um início de competição. Acredito que essa está sendo a motivação passada aos atletas. Alguns ficaram, alguns chegaram agora, mas tem esse aspecto de que temos que sair estreando e vencendo em casa. O que eu não espero é um clima hostil de torcida. Mas eu espero um jogo de estreia com nervosismo, ansiedade, com as duas equipes que ainda vão se entrosar ao longo da competição. É um jogo que hoje a gente não pode falar se tem algum favorito. Mas uma coisa eu posso adiantar: nós estamos muito ansiosos, esperançosos e confiantes”, destacou o técnico Waguinho Dias.
Conforme dito em uma coletiva anterior, o time já está definido para este jogo. O Figueirense irá com Igo Gabriel; Ezequiel, Douglas Bacelar, Anderson Conceição e Arthur Henrique; Flávio, Rafinha Potiguar e Raynan; Felipe Augusto, Igor Bolt e Silvinho. Desses, cinco são novos no elenco. Apesar de ter convicção no time, o treinador também destacou que mudanças na equipe titular podem ocorrer ao longo do estadual, ainda mais com o retorno de lesão de alguns jogadores. Esse é o caso de Dudu e Jorginho, que chegaram se recuperando de lesão e devem estrear no segundo jogo, do Kayke, que voltou de empréstimo com muita vontade de ter um ano melhor e deve estar em condições em breve. Outro que pode assumir a titularidade é o volante Breno, machucado desde abril de 2024 quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho, que está em condições para jogo.
Vai pegar a estrada? Confira dicas para viajar com segurança
Atenção para recomendações de segurança podem salvar vidas
As tão esperadas férias chegaram e você está prestes a pegar a estrada para viajar? Muita calma. As dicas a seguir podem ser fundamentais para garantir a sua segurança e a dos outros motoristas nas rodovias.





