26 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Avaí e Figueirense: Quem se reforçou melhor para o Catarinense 2026?

Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C.
Equipes se preparam para a próxima temporada em busca de um ano melhor do que foi 2025

A dupla da capital se movimenta para montar um elenco competitivo para o Campeonato Catarinense de 2026 e montar uma base para os campeonatos nacionais. O Figueirense teve uma movimentação mais intensa, trazendo 11 reforços e mantendo jogadores importantes da última temporada, como Rafinha Potiguar, Felipe Augusto e Igo Gabriel. Pelo lado do Avaí, foram anunciados quatro reforços. No entanto, deve ter mudanças mais significativas, visto que contratou o treinador Cauã de Almeida e o diretor de futebol Pedro Costa.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Contratações

No estádio Orlando Scarpelli, 11 novos jogadores chegaram para reforçar a equipe. Foram contratados: Ezequiel, Artur Henrique, Anderson Conceição, Paulo César, Silvinho, Igor Bolt, Pablo, Dudu, Jean Mangabeira, João Marcos e Jorginho, tratado como principal nome. No entanto, a equipe perdeu o atacante Marlyson, artilheiro de 2025 com 21 gols marcados.

O Avaí também perdeu o principal goleador de 2025. Cléber, autor de 14 gols, deixou a equipe rumo ao futebol chinês. Os contratados foram quatro. São eles: Talisson, Walisson, João Maistro e Pedro Cuiabá.

Figueirense

Faltam pouco mais de duas semanas para o início do estadual, que tem início em 7 de janeiro. Para a estreia diante do Joinville, fora de casa, o “Furacão” iniciou a preparação cedo. Nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, os novos contratados e atletas que voltaram de empréstimo iniciaram a pré-temporada. Na semana seguinte, nos dias 8 e 9, os remanescentes da temporada anterior voltaram de férias para iniciar a preparação sob o comando do técnico Waguinho Dias, que também seguiu no clube.

Além de treinos, a pré-temporada alvinegra também contou com dois jogos-treinos até o momento, com uma vitória do Figueirense (2×0 contra o Santa Catarina) e um empate (1×1 contra o Barra). Após folga para o Natal, os jogadores voltaram às atividades nesta sexta-feira (26). A expectativa do time é fazer um ano melhor do que foi em 2025, quando foi eliminado pelo Avaí nas quartas de final do Campeonato Catarinense, terminou a série C em 14º e encerrou o ano com o título da Copa SC, garantindo a vaga na Copa do Brasil.

Assim, o Figueirense disputa quatro campeonatos em 2026 – Estadual, Copa do Brasil, Série C e Copa SC -, além da Recopa Santa Catarina contra o Avaí

Avaí

Já o Avaí estreia no Campeonato Catarinense 2026 contra o Barra no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. A preparação do “Leão” começou uma semana depois do maior rival, no dia 15 de dezembro. O trabalho foi iniciado com os remanescentes da temporada 2025 e com os quatro novos reforços.

Além da questão física, outro fatores importantes desta pré-temporada está na assimilação dos jogadores sobre o estilo de jogo do Cauã de Almeida, que estreia como treinador azurra, e no entrosamento do elenco, que foi bastante modificado por conta da saída de muitos jogadores, reflexo do momento financeiro que o clube vive. A equipe ainda não fez jogos-treinos.

Com o orçamento reduzido em comparação ao da temporada passada, o Avaí tenta fazer um ano mais econômico e ter resultados melhores do que em 2025. Neste ano, o clube começou bem com o título estadual. No entanto, fez uma série B ruim, impactada por uma crise de salários atrasados de jogadores e funcionários, e terminou em 9º.

Assim, o Avaí disputa quatro campeonatos em 2026 – Estadual, Copa do Brasil, Série B e Copa SC -, além da Recopa Santa Catarina contra o Figueirense.

           

             

Dupla é condenada a mais de 27 anos por crime que chocou pequena cidade de SC

Condenados mataram um homem a facadas e abandonaram o corpo em via pública

Um homem e uma mulher foram condenados a penas que, somadas, ultrapassam 27 anos de prisão por um homicídio que chocou a pequena cidade de Mondaí, no Extremo Oeste catarinense. O crime aconteceu em julho de 2024, quando o corpo de um homem foi encontrado abandonado em uma via pública do município com 15 marcas de golpes de faca. Os réus foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado, por uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, e fraude processual, por apagar as provas do crime e tentar enganar as autoridades. O julgamento aconteceu na sexta-feira da semana passada e aconteceu em sessão do Tribunal de Júri da Comarca de Mondaí.

Continue lendo