Se continuar com o rendimento atual, vaga escapa por apenas um ponto; veja histórico recente
O objetivo do Avaí para o final do ano é claro: subir para a série A do Campeonato Brasileiro. A campanha do time, apesar de alguns tropeços recentes dentro de casa, é boa. A equipe tem 24 pontos somados até aqui, com seis vitórias, seis empates e três derrotas. O ataque é o melhor da competição, com 19 gols marcados. A defesa é a quarta, com 13 gols sofridos. A fase é boa, o time está entre os quatro primeiros e os jogadores parecem otimistas e obstinados.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Chegando quase na metade do campeonato, faltando apenas três rodadas para o fim do turno, os torcedores avaianos já esfregam as mãos na expectativa do acesso. Alguns são eufóricos, outros são mais cautelosos e preferem focar em números. Se o campeonato acabasse hoje, o Avaí teria a vaga na série A de 2026 garantida, afinal é o 4º colocado. No entanto, se levar em conta o aproveitamento, o time não conseguiria a classificação, de acordo com o histórico recente.
Com base nos últimos cinco anos, desde 2020, a pontuação mais baixa de um time que conquistou o acesso foi de 61 pontos (53,5%), quando o Cuiabá ficou com a última vaga. Se continuar do jeito que está, o Avaí chega aos 60 (53,3%) e deixa a vaga escapar, levando em conta o histórico, por um ponto.
A média dos times que conseguem a classificação é mais alta: 2021 – Avaí com 64 pontos (56,14%), 2022 – Vasco com 62 pontos (54,38%), 2023 – Atlético-GO com 64 pontos (56,14%) e 2024 – Ceará com 64 pontos. Porém, ainda há esperança, mesmo que o aproveitamento continue como está. Desde que a série B começou a ser disputada em pontos corridos, em 2006, em três edições o quarto colocado terminou com 60 pontos ou menos, em 2017, 2013 e 2006.
Por isso, o “Leão”, para garantir a vaga e não se segurar em exceções na história, precisa acelerar um pouco mais a partir de agora.
VÍDEO: Criança morre e duas ficam feridas em ataque a escola no RS
Outra aluna e professora estariam em estado delicado
Uma criança morreu e duas ficaram feridas após um adolescente de 16 anos invadir uma escola com um facão na manhã desta terça-feira (8) no município de Estação, no norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Prefeitura, o agressor foi apreendido e as aulas foram suspensas.