Prefeitura orienta sobre ajustes no consumo a partir desta quinta-feira (21)
Trinta e quatro bairros de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, devem sofrer com a falta de abastecimento de água a partir do próximo domingo (24). Isso porque a prefeitura da cidade anunciou a interrupção das operações da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão para uma obra de manutenção programada.
As intervenções terão início às 3h da madrugada e a previsão é que a manutenção seja concluída durante a tarde de domingo. Portanto, a estação ficará parada por um tempo maior. Desta forma, a normalização completa do sistema de abastecimento deve ocorrer até a terça-feira (26). Ainda segundo a Prefeitura, este trabalho não faz parte das obras de modernização da ETA Cubatão.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os bairros afetados são aqueles que são atendidos pela captação de água da ETA Cubatão. São eles:
- Adhemar Garcia
- Anita Garibaldi
- América
- Atiradores
- Aventureiro
- Bom Retiro
- Boa Vista
- Bucarein
- Centro
- Comasa
- Costa e Silva
- Dona Francisca
- Espinheiros
- Fátima
- Floresta
- Guanabara
- Iririú
- Itaum
- Jardim Paraíso
- Jardim Iririú
- Jardim Sofia
- Jarivatuba
- João Costa
- Paranaguamirim
- Parque Guarani
- Petrópolis
- Pirabeiraba
- Rio Bonito
- Santo Antônio
- Saguaçu
- Ulysses Guimarães
- Vila Cubatão
- Zona Industrial Norte
- Zona Industrial Tupy
As regiões próximas ao Distrito de Pirabeiraba, onde está localizada a Estação, devem ter o abastecimento normalizado já na madrugada de domingo para segunda-feira (25). O sistema deve ser restabelecido na maior parte dos bairros atendidos pela estação ao longo do dia seguinte. Já as áreas mais altas e mais distantes devem normalizar na madrugada de segunda-feira para terça-feira.

Companhia orienta sobre o consumo de água
A Companhia Águas de Joinville orienta sobre atenção ao consumo de água, especialmente quando a ETA precisa ser desligada. Dias antes da parada, quinta (21) e sexta-feira (22), podem ser utilizados para as atividades que envolvem maior consumo de água, como a lavação de roupas e calçadas. No sábado (23), o foco deve estar na economia para que a caixa-d’água do imóvel esteja cheia no momento da interrupção do fornecimento.
“Como no sábado o consumo é alto, o nível dos reservatórios e das caixas-d’ água normalizam na madrugada de domingo. Mas numa situação como essa, em que a ETA será desligada na madrugada de domingo, não vai dar tempo do sistema ter se normalizado se as pessoas tiverem mantido sua rotina”, explica Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.
Durante o domingo, o uso deve ser ainda mais restrito, sendo apenas para beber, preparar refeições e para higiene pessoal. A orientação é manter a restrição do uso de água até a normalização total do sistema de abastecimento.
Ciclone e frente fria provocam temporais com chuva e ventos intensos em SC
Há risco de alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica
Uma mudança drástica no tempo, provocada pela formação de um ciclone extratropical em alto mar e a aproximação de uma frente fria, levaram a Defesa Civil (SPDC) de Santa Catarina a emitir uma série avisos meteorológicos nesta segunda-feira (18). O cenário deve ser de ventos fortes, chuva intensa e mar agitado no estado ao longo desta semana.